Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorStrieski, Beatriz Caroline-
dc.date.accessioned2018-10-30T13:12:50Z-
dc.date.available2018-10-30T13:12:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSTRIESK, B. C. O desenvolvimento psicomotor das crianças e as contribuições no processo de aprendizagem. 34 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2331-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Me. Cláudia Justus Tôrres Pereira.pt_BR
dc.description.abstractA psicomotricidade é importante para o desenvolvimento das crianças em idade escolar da Educação Infantil e é necessária na prática pedagógica do professor? Estes questionamentos foram fomentadores desta pesquisa que tem como objetivo geral: analisar a importância da psicomotricidade no processo de desenvolvimento das crianças em fase de escolarização da Educação Infantil. O processo de ensino e aprendizagem nesta etapa de escolarização exige práticas docentes que incorporem os jogos, as brincadeiras e os brinquedos, pois o lúdico é um dos princípios da prática educativa para as idade de 6 meses a 5 anos de idade. Assim, nossos estudos se desdobraram em objetivos específicos, a saber: compreender os conceitos de criança, infância e psicomotricidade e suas evoluções em diferentes contextos históricos; conhecer as etapas do desenvolvimento psicomotor das crianças em fase de Educação Infantil; reconhecer a importância dos jogos e brincadeiras psicomotoras para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil. A metodologia utilizada foi a bibliográfica qualitativa descritiva tendo como referencial teórico principal Le Bouch (1986), Kishimoto (1994) e Piaget (1996). Resultou dessa pesquisa a confirmação de que com os trabalhos psicomotores a coordenação motora, o equilíbrio, lateralidade e a organização espaço-temporal proporcionam uma condição necessária da criança para alcançar um melhor desenvolvimento cognitivo e a interação com o mundo social, formando habilidades e capacidades psicomotoras que permitem o desenvolvimento da autonomia, aspecto central nas propostas escolares da educação infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T13:10:44Z No. of bitstreams: 1 edited_BEATRIZ TCC.pdf: 547395 bytes, checksum: d1633c8da4bc5ab8cdcf86da6f48eac9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T13:11:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 edited_BEATRIZ TCC.pdf: 547395 bytes, checksum: d1633c8da4bc5ab8cdcf86da6f48eac9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T13:12:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 edited_BEATRIZ TCC.pdf: 547395 bytes, checksum: d1633c8da4bc5ab8cdcf86da6f48eac9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-30T13:12:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 edited_BEATRIZ TCC.pdf: 547395 bytes, checksum: d1633c8da4bc5ab8cdcf86da6f48eac9 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO desenvolvimento psicomotor das crianças e as contribuições no processo de aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edited_BEATRIZ TCC.pdfTrabalho de Conclusão de Curso534,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.