Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2331
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Strieski, Beatriz Caroline | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-30T13:12:50Z | - |
dc.date.available | 2018-10-30T13:12:50Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | STRIESK, B. C. O desenvolvimento psicomotor das crianças e as contribuições no processo de aprendizagem. 34 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2331 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Me. Cláudia Justus Tôrres Pereira. | pt_BR |
dc.description.abstract | A psicomotricidade é importante para o desenvolvimento das crianças em idade escolar da Educação Infantil e é necessária na prática pedagógica do professor? Estes questionamentos foram fomentadores desta pesquisa que tem como objetivo geral: analisar a importância da psicomotricidade no processo de desenvolvimento das crianças em fase de escolarização da Educação Infantil. O processo de ensino e aprendizagem nesta etapa de escolarização exige práticas docentes que incorporem os jogos, as brincadeiras e os brinquedos, pois o lúdico é um dos princípios da prática educativa para as idade de 6 meses a 5 anos de idade. Assim, nossos estudos se desdobraram em objetivos específicos, a saber: compreender os conceitos de criança, infância e psicomotricidade e suas evoluções em diferentes contextos históricos; conhecer as etapas do desenvolvimento psicomotor das crianças em fase de Educação Infantil; reconhecer a importância dos jogos e brincadeiras psicomotoras para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil. A metodologia utilizada foi a bibliográfica qualitativa descritiva tendo como referencial teórico principal Le Bouch (1986), Kishimoto (1994) e Piaget (1996). Resultou dessa pesquisa a confirmação de que com os trabalhos psicomotores a coordenação motora, o equilíbrio, lateralidade e a organização espaço-temporal proporcionam uma condição necessária da criança para alcançar um melhor desenvolvimento cognitivo e a interação com o mundo social, formando habilidades e capacidades psicomotoras que permitem o desenvolvimento da autonomia, aspecto central nas propostas escolares da educação infantil. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T13:10:44Z No. of bitstreams: 1 edited_BEATRIZ TCC.pdf: 547395 bytes, checksum: d1633c8da4bc5ab8cdcf86da6f48eac9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T13:11:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 edited_BEATRIZ TCC.pdf: 547395 bytes, checksum: d1633c8da4bc5ab8cdcf86da6f48eac9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T13:12:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 edited_BEATRIZ TCC.pdf: 547395 bytes, checksum: d1633c8da4bc5ab8cdcf86da6f48eac9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-10-30T13:12:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 edited_BEATRIZ TCC.pdf: 547395 bytes, checksum: d1633c8da4bc5ab8cdcf86da6f48eac9 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento psicomotor das crianças e as contribuições no processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
edited_BEATRIZ TCC.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 534,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.