Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Rosângela Boherer Da Silva-
dc.date.accessioned2018-10-30T14:52:05Z-
dc.date.available2018-10-30T14:52:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBORGES, R. B. da S. Atuação do psicopedagogo no âmbito educacional como medida de enfrentamento do fracasso escolar. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2336-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Me. Kelly Jessie Queiroz Penafiel.pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem como tema atuação do Psicopedagogo no âmbito educacional como medida de enfrentamento do Fracasso Escolar. Partimos dos seguintes questionamentos: Qual função que o Psicopedagogo desempenha na escola? Para tanto, obtivemos conhecer e compreender a atuação do profissional mencionado no contexto escolar. Guiamos-nos pelos objetivos específicos: investigar o surgimento da Psicopedagogia como profissão e compreender sua atuação no ambiente escolar; investigar aspectos da formação do profissional psicopedagogo e sua função na escola; compreender a atuação do Psicopedagogo e a sua relação com a escola/professores em uma escola da rede estadual de Vilhena, RO. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como método de coletas de dados a aplicação de entrevista com roteiro semiestruturado. Foi realizada entrevista com uma Psicopedagoga que atua na escola da Rede Estadual de Ensino de Vilhena. Os resultados apontaram que embora a profissão não seja regulamentada e reconhecida, este profissional atua na escola mediante ao título de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia. Não há, de acordo com a entrevistada, o apoio do poder público para a realização do trabalho do psicopedagogo. A partir da pesquisa de campo entendemos que a Psicopedagogia enquanto área de atuação tem servido para estigmatizar e excluir a vítima na medida em que mantém e sustenta práticas medicalizantes como diagnóstico e encaminhamento à profissionais alheios ao cotidiano escolar e as nuances pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T14:10:06Z No. of bitstreams: 1 edited_TCC_Final_Rosangela.pdf: 501423 bytes, checksum: f184a85e69f91184651324cb12d98a0b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T14:49:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 edited_TCC_Final_Rosangela.pdf: 501423 bytes, checksum: f184a85e69f91184651324cb12d98a0b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T14:52:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 edited_TCC_Final_Rosangela.pdf: 501423 bytes, checksum: f184a85e69f91184651324cb12d98a0b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-30T14:52:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 edited_TCC_Final_Rosangela.pdf: 501423 bytes, checksum: f184a85e69f91184651324cb12d98a0b (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicopedagogopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFracasso Escolarpt_BR
dc.titleAtuação do psicopedagogo no âmbito educacional como medida de enfrentamento do fracasso escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edited_TCC_Final_Rosangela.pdfTrabalho de Conclusão de Curso489,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.