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dc.contributor.authorCâmara, Simone Padilha Siqueira-
dc.date.accessioned2018-10-30T14:52:48Z-
dc.date.available2018-10-30T14:52:48Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCÂMARA, S. P. S. O ingresso de uma criança com síndrome de down no processo de escolarização e seus atendimentos: um relato de experiência, uma trajetória de sucesso. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2337-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Esp. Fernanda Emanuele Souza de Azevedo.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão escolar das crianças com síndrome de Down pode resultar em fracasso e frustrações ou pode ser uma trajetória de sucesso dependendo do envolvimento da família e do atendimento dado a elas na escola. As condições que envolvem esse processo são complexas, porém permeadas de possibilidades quando se leva em conta o potencial dessas crianças e não apenas sua deficiência. A escola assume fundamental importância em sua formação proporcionando iguais condições de aprendizado assim como os demais estudantes. O objetivo dessa pesquisa foi apontar alguns fatores que dificultam a inclusão desses alunos, mas também as possibilidades que se abrem diante de uma postura correta dos atores envolvidos nesse processo. Para isso recorreu-se a fontes bibliográficas dentro da área de inclusão e ao relato de minha experiência da inclusão do meu filho que tem síndrome de Down. Apresentando ainda a conceituação desta síndrome, os aspectos legais que embasam os atendimentos oferecidos a este público, como também uma breve contextualização histórica sobre o processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais e seus atendimentos até nossos dias; estabelecendo um enfrentamento com a experiência de inclusão do meu filho. Contudo, observou-se que, apesar de todo amparo legal e estratégico, a inclusão no dia a dia das salas de aula e as possibilidades de atendimentos acontecem em grande parte pelo compromisso que o professor e a escola assumem com a educação dessas crianças criando estratégias e revendo suas práticas pedagógicas, sem também esquecer-se da importância que a família assume em todo este processo.pt_BR
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectAtendimentopt_BR
dc.titleO ingresso de uma criança com síndrome de down no processo de escolarização e seus atendimentos: um relato de experiência, uma trajetória de sucessopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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