Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2343
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Elimar Junior Do | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-30T15:03:13Z | - |
dc.date.available | 2018-10-30T15:03:13Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, E. Jr. do. Reflexão sobre o discurso medicalizante da dificuldade de aprendizagem na experiência do PIBID. 38 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2343 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Ma. Kelly Jessie Queiroz Penafiel. | pt_BR |
dc.description.abstract | O termo dificuldade de aprendizagem está sendo comumente usado na instituição escolar, principalmente por educadores, para descrever os alunos dos anos iniciais que demonstram desafios adicionais de aprendizagem relacionadas a leitura, escrita e matemática. Este trabalho, de cunho bibliográfico é resultado de uma pesquisa participativa, e teve por objetivo geral refletir sobre os discursos medicalizantes que são construídos, disseminados e usados como justificativa por profissionais da educação no ambiente escolar e social para os alunos descritos assim, como não aprendentes A metodologia aplicada foi coleta de dados, tendo como base um memorial que fora construído semanalmente quando participei do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao Projeto “Intervenção pedagógica: desafios e possibilidades na construção do conhecimento através de atividades lúdicas” relacionado ao curso de pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Vilhena (RO), no período de agosto de 2016 a fevereiro de 2018. Ao final deste trabalho, foi possível refletir sobre as dificuldades de aprendizagem do ponto de vista das crianças e/ou os alunos, e os discursos sociais que são construídos no ambiente escolar principalmente por educadores, e que de fato são permeados e/ou omitem preconceito (racial), desigualdade socioeconômica e a exclusão por falta de conhecimento. Tal ação pedagógica desconhecida, enaltece ainda mais a necessidade de buscar constantemente o conhecimento para o tempo, espaço e dos sujeitos envolvidos no contexto, para então transpor os desafios e as mais diversas situações próprias do ambiente escolar e do processo de ensino e aprendizagem para ofertar uma educação de mais qualidade e significativa para todos os envolvidos no processo educacional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T14:35:56Z No. of bitstreams: 1 TCC finalizado versão final para o cd .pdf: 354941 bytes, checksum: 95d64966215edc0acf270ec04b9f52ae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T14:50:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC finalizado versão final para o cd .pdf: 354941 bytes, checksum: 95d64966215edc0acf270ec04b9f52ae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T15:03:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC finalizado versão final para o cd .pdf: 354941 bytes, checksum: 95d64966215edc0acf270ec04b9f52ae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-10-30T15:03:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC finalizado versão final para o cd .pdf: 354941 bytes, checksum: 95d64966215edc0acf270ec04b9f52ae (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Discursos Medicalizantes | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.title | Reflexão sobre o discurso medicalizante da dificuldade de aprendizagem na experiência do PIBID | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC finalizado versão final para o cd .pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 346,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.