Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2414
Title: Educação musical nas práticas pedagógicas de professoras da educação infantil
Authors: Bezerra, Ezenice Costa de Freitas
Keywords: Educação Infantil
Práticas Docentes
Música
Issue Date: 2018
Citation: BEZERRA, E. C. de F. Educação Musical nas Práticas Pedagógicas de Professoras da Educação Infantil. Porto Velho, RO. 2017. 129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, 2018.
Abstract: Esta pesquisa aborda a presença da educação musical na Educação Infantil e se insere na linha de pesquisa “Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado Profissional, do Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia. O objetivo principal foi investigar a presença da educação musical nas práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil de uma escola pública municipal de Porto Velho/RO, na perspectiva de promover intervenção formativa que valorize as experiências de educação musical com crianças em idade de zero a cinco anos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e com proposta intervencionista, utilizou como instrumentos para registro e produção de dados: a) estudos bibliográficos; b)observação; c) análise documental; d) questionários e; e) oficina de educação musical, sendo os sujeitos colaboradores quatro professoras e uma coordenadora pedagógica que atuam na etapa da Educação Infantil. Os dados levantados e produzidos foram analisados e organizados a partir das contribuições e propostas sugeridas por teóricos da área. Os resultados apontaram que a educação musical ainda não foi inserida na escola, figurando uma ausência nas práticas pedagógicas. Após essa síntese da situação real, foi realizada uma oficina, em conjunto com as professoras e coordenação da escola, tendo como base o Referencial Curricular para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) e os fundamentos teóricos de Cascarelli (2012) e Brito (2003). Com a oficina verificou-se a possibilidade de desenvolvimento da educação musical em sala de aula, por meio de orientações didáticas e do fazer musical e isso permitiu às participantes a construção de perspectivas para o desenvolvimento de uma prática pedagógica que dê oportunidade às crianças para criar, pensar, ouvir e cantar, valorizando o desenvolvimento cognitivo, motor, sensorial, emocional e musical. A última etapa do estudo, já considerando os aportes teóricos e práticas da oficina, consistiu na elaboração de propostas de ações visando a continuação da pesquisa e posterior intervenção.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador(a): Profª. Drª. Juracy Machado Pacífico.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2414
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO PARA IMPRESSÃO COLORIDA 10.09.2018.pdf1,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.