Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2423
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-01T14:36:14Z | - |
dc.date.available | 2019-04-01T14:36:14Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | TELLES, L. C. M. dos S. Contribuições da educação sexual na formação dos professores. Porto Velho/RO. 2017. 130 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar (MEPE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2423 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador(a): Prof. Dr. João Guilherme Rodrigues Mendonça. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é compreender como a Educação Sexual faz parte da formação dos professores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). No contexto educativo existe a possibilidade de que conflitos sexuais possam ser testemunhados pelos professores. Diante desse fato, institui-se uma proposta de formação docente em Educação Sexual por meio da pesquisa-ação para 30 professores do IFRO, visando criar um espaço de discussão e reconhecimento desses conflitos a partir de subsídios teóricos. A metodologia empregada utilizou um questionário para investigar como os professores concebem e vivenciam a Educação Sexual, como também possibilitou a participação em momentos formativos. Esses momentos foram organizados com a colaboração de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, enfermeiros e advogados. Obteve-se quatro categorias de análise dos conflitos: silêncio em relação a sexualidade, a indisciplina, a angústia sexual e o uso do banheiro por alunos transgênero. Os resultados apontam um cenário de educação contraditória, na qual a maioria dos professores se mostraram predominantemente informais em relação à temática da Educação Sexual, não se sentindo preparado para garantir na relação com os alunos o repasse de informações seguras e científicas. A formação em Educação Sexual no IFRO tem potencial para ser eficaz, ajudando no crescimento profissional e pessoal do professor, colaborando na compreensão e abordagens de situações conflituosas com relação à vivência da sexualidade, todavia é preciso que o acesso a ela seja compreendido como um direito do professor. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Brenda Vasconcelos de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-03-22T15:16:45Z No. of bitstreams: 1 11 Dissertacao - versao final para impressão.pdf: 1482180 bytes, checksum: fbed6f378e4d5284bf315ac8b7da9271 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Eliane Gemaque (elianegemaque@unir.br) on 2019-04-01T14:36:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 11 Dissertacao - versao final para impressão.pdf: 1482180 bytes, checksum: fbed6f378e4d5284bf315ac8b7da9271 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-04-01T14:36:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 11 Dissertacao - versao final para impressão.pdf: 1482180 bytes, checksum: fbed6f378e4d5284bf315ac8b7da9271 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Sexual | pt_BR |
dc.subject | IFRO | pt_BR |
dc.title | Contribuições da educação sexual na formação dos professores | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
11 Dissertacao - versao final para impressão.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.