Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2446
Title: Narrativas de um gay sobre o processo de “saída do armário”
Authors: Silva, Pádua Custódio Bezerra da
Keywords: Coming out
Expressão Sexual
Processos Subjetivos
Psicologia
Issue Date: 2017
Citation: SILVA, P. C. B. Narrativas de um gay sobre o processo de “saída do armário”. Porto Velho, 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Abstract: Esta pesquisa se insere no campo dos estudos sobre expressões da sexualidade, mais especificamente, sobre o processo de coming out. Esta expressão de origem inglesa, sintetizada do termo coming out of the closet, significa “saindo do armário” e diz respeito ao processo de revelação, seja para pessoas específicas ou para a sociedade mais ampla, da sexualidade do público LGBTQ. O estudo teve como objetivo geral investigar o processo de coming out de um gay, por meio de narrativas do autor/pesquisador, e como objetivos específicos: a) analisar a regulação de instituições sociais como família, escola e religião, na expressão da sexualidade do autor/pesquisador; b) compreender os processos subjetivos implicados no coming out. Para tanto, optou-se por uma abordagem metodológica de aproximação ao método narrativo autobiográfico, que assume um espaço de relevância pois permite, de certo modo, relacionar algumas experiências vivenciadas pelo participante e por outros sujeitos que se encontram em situações e contextos semelhantes, bem como compreender de que forma os eventos culturais e históricos atuam nas vivências de indivíduos em determinado contexto social. Neste estudo, o pesquisador se colocou também como participante, de modo a apresentar suas vivências relativas ao processo de coming out. Nessa perspectiva, os dados são apresentados a partir de cenas que foram consideradas marcantes para o pesquisador/participante durante o processo de autoaceitação e de assunção de um posicionamento social e político enquanto gay. A pesquisa evidencia a prevalência do discurso religioso enquanto regulador das expressões de sexualidade, bem como a função do espaço educativo, ora compreendido como opressor e reforçador de políticas normativas, ora visto como produtor de políticas de resistência a este modelo socialmente imposto. Apresenta-se ainda a necessidade de busca por pessoas de identificação, para atuarem como suporte para a afirmação do posicionamento político. Por fim, conclui-se que o coming out trata-se de um processo significativo no percurso de autoaceitação, que gera profundos impactos no indivíduo, desconstruindo vínculos e (re) estruturando relações a partir dos posicionamentos adotados por este que busca “sair do armário”.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientadora: Profª Dra. Lílian Caroline Urnau.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2446
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Pádua - versão final.pdf968,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.