Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2455
Title: Educação ambiental mediada pelas tecnologias da informação e comunicação no instituto federal do Amazonas - Campus Humaitá
Authors: Lopes, Ana Paula Batista
Keywords: Educação Ambiental
Tecnologia da Informação e da Comunicação
Práticas Pedagógicas
Issue Date: 2017
Citation: LOPES, A. P. B. Educação ambiental mediada pelas tecnologias da informação e comunicação no instituto federal do Amazonas - Campus Humaitá. 2017. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar (MEPE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Abstract: Esta pesquisa tem por finalidade investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação – (TIC) que podem ser utilizadas no processo da aprendizagem da Educação Ambiental em ambiente escolar com alunos do 2º ano do curso técnico de nível médio em Informática na forma integrada do Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus de Humaitá. O referencial teórico utilizado foi baseado em Barba (2015), Carvalho (2016), Dias (2003), Leff (200 1), Moran (2004), Pretto (2013), Thiollent (2011), dentre outros. Investigou-se, por meio da pesquisa bibliográfica, a utilização das TIC e suas contribuições pedagogicamente. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa na forma de pesquisa-ação por meio de palestras e oficinas com alunos, realização de um questionário para diagnosticar quais os conhecimentos das TIC por parte dos alunos. Abordou-se, por meio de palestras e oficinas a relevância do cuidado com o meio ambiente e a sensibilização ambiental, assim como o descarte de forma correta dos resíduos sólidos, tanto na escola quanto fora dela. Os resultados apontam que os educandos possuem conhecimentos das TIC, pois a utilizam para a realização da consciência e do saber ambiental. Deste modo, por meio da utilização das TIC, os alunos desenvolvem uma reflexão sobre a importância da Educação Ambiental para a conservação do meio ambiente, assim como o uso dos recursos tecnológicos para uma melhor qualidade de vida. Portanto, evidenciou -se que a utilização das TIC proporcionou uma Educação Ambiental voltada para a melhoria da percepção, da sensibilização ambiental.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho, sob orientação do Prof. Dr. Clarides Henrich de Barba.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2455
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO FINAL ANA PAULA _ PARA IMPRIMIR.pdf2,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.