Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/246
Título: Influência das políticas de recursos humanos no absenteísmo e rotatividade de funcionários
Autor(es): Santos, Daniel Rodrigues dos
Palavras-chave: Recursos humanos
Absenteísmo
Data do documento: 5-Dez-2011
Citação: SANTOS, Daniel Rodrigues dos. Influência das políticas de recursos humanos no absenteísmo e rotatividade de funcionários. 2011. 30 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: O mercado tem exigido cada vez mais das empresas competitividade e uma gestão de recursos humanos com pessoas qualificadas que se adaptem rápido às modificações do ambiente. A qualificação da mão-de-obra de uma organização depende muito da contratação de pessoas com habilidades adequadas para o pleno exercício da profissão. Assim, as organizações precisam adotar políticas de recursos humanas planejadas e com metas, que além de diminuir as falhas no processo de recrutamento, seleção e contratação de novos funcionários, contribui para a redução da incidência de problemas como a rotatividade e absenteísmo na empresa. O presente artigo teve como objetivo analisar as influências das políticas de recursos humanos no absenteísmo e rotatividade de funcionários através de um estudo de caso em uma empresa do ramo varejista de calçados e confecções no município de Cacoal/RO. Esta pesquisa foi desenvolvida através de estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa com fontes primarias e secundarias. As técnicas de pesquisa utilizadas foram as entrevistas, análise documental e observação. As entrevistas foram realizadas através de questionários estruturados, aplicados nos dias 10 e 11 de novembro de 2011. Os resultados apontaram que a empresa utiliza as politicas de recursos humanos de forma parcial, podendo destacar entre elas: o recrutamento interno, a seleção de pessoal e treinamento. Notou-se que a empresa possui uma considerável incidência de rotatividade dos funcionários que causam perdas para a mesma. A partir dos resultados foram apontadas algumas considerações sobre absenteísmo e rotatividade de funcionários.
Descrição: Artigo de conclusão de curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profª Esp. Andréia Duarte Aleixo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/246
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS NO ABSENTEÍSMO E ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS.pdf273,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador