Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2470
Título: A cor do amor: racismo nas vivências amorosas de mulheres negras
Autor(es): Fernandes, Eliane Gamas
Palavras-chave: Mulheres negras
Raça
Racismo
Afetividade
Psicologia
Data do documento: 2018
Citação: FERNANDES, E. G. A cor do amor: racismo nas vivências amorosas de mulheres negras. 2018. 105 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: O presente estudo propõe compreender os elementos, relativos ao racismo, que se inscrevem nos relatos de vivências amorosas de mulheres negras, bem como apresenta discussões teóricas sobre raça e gênero, considerados marcadores sociais importantes para pensar sobre o processo identitário na contemporaneidade. A pesquisa fundamenta-se teoricamente em estudos da psicologia social, em interface com as relações étnico-raciais, e segue os pressupostos teóricometodológicos da abordagem qualitativa. Como instrumento para coleta de dados foi utilizada a entrevista individual semiestruturada gravada em áudio, tendo o total de 10 participantes, todas as mulheres negras, acima de 18 anos de idade. No que tange às relações afetivas, constatou-se que as mulheres negras participantes vivenciaram momentos de solidão afetiva, mesmo estando em relacionamentos amorosos, bem como sentimentos de objetificação ao considerarem que muitas de suas experiências tinham cunho sexual, o que era gerador de incômodo e sofrimento. Como resultado dessas experiências as participantes expressaram o desejo de se sentirem amadas e não só desejadas sexualmente, bem como questionavam se não eram dignas de amor. Nesse sentido, o ato sexual evidenciouse como pivô das relações amorosas destas mulheres nas quais foi possível pontuar dois caminhos. O primeiro diz respeito ao alinhamento Ato sexual-Relação casual- Lugar da amante-Objetificação, no qual as mulheres negras estariam, supostamente, disponíveis para o sexo e, portanto, para uma relação casual. O segundo caminho possível para as relações amorosas destas mulheres diz respeito à negativa do ato sexual, na tentativa de evitar o lugar de objeto na relação, vivências de solidão afetiva como consequência, e a busca por relacionamentos afrocentrados com possibilidade de encontrar o amor entre os pares. Por fim, este estudo aponta alguns efeitos psicossociais do racismo, desde aspectos nocivos como um autoconceito negativo e desvalorizado sobre si, implicações negativas na saúde mental da população negra até as noções de identidade e pertencimento racial que culminam na (re) existência dos sujeitos negros.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador: Prof. Drº. José Juliano Cedaro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2470
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.