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Título: A inserção da linguagem musical na sala de aula: formação e desenvolvimento da criança / Angela da Silva Celestino
Autor(es): Angela da Silva, Celestino
Palavras-chave: Criança
Música
Educação
Desenvolvimento
Formação
Data do documento: 2018
Citação: Celestino, Angela da Silva. A inserção da linguagem musical na sala de aula: formação e desenvolvimento da criança. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)– Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2018.
Resumo: No processo de aprendizagem e do desenvolvimento da criança na escola, esta passa por fatores influentes positivos e negativos, tais como o desinteresse pelos estudos e indisciplina comportamental, ocasionando então conflitos e baixo índice no processo de aprendizagem. Diante disso, este trabalho tem como objetivo identificar se a música influencia no cognitivo, na aprendizagem e no comportamento da criança na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, foi realizada a pesquisa de abordagem qualitativa por meio de um levantamento bibliográfico e estudo de caso. Utilizou-se como referenciais teóricos os estudos de Weigel (1988), Brito (2003), Schroeder (2011), Figueiredo (2012), Fonterrada (2005), PCN (1997), RCNEI (1998), Cage (1985), Mársico (1982), dentre outros. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Ji-Paraná, tendo como sujeitos participantes quatro professoras e uma instrutora do projeto de música e três (3) pais de alunos da educação infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Como resultado é possível perceber que a inserção da linguagem musical na sala de aula, contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança, auxiliando no processo de aprendizagem, psicomotora, cultural, social, bem como no comportamento. Sendo assim, importa compreender a educação musical como parte principal do processo educativo. Diante disso, ao inserir a linguagem musical na sala de aula, trabalhando seus conceitos, o educador pode garantir bons resultados no desenvolvimento intelectual de seus alunos, proporcionando de maneira eficaz a formação e o desenvolvimento da criança no processo educacional, sendo que por meio da música o desenvolvimento da criança pode ser facilitado, esse por sua vez se desenvolve por diversas formas de expressões e amplia a linguagens, estimulando a criatividade, habilidade, movimento, o cognitivo, e bem como atenção para a aula. Dessa forma, permitindo a criança um novo método de desenvolvimento de aprendizagem, sendo esse de forma prazerosa e dinâmica.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Neidimar Vieira Lopes Gonzales.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2482
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