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dc.contributor.authorAngela da Silva, Celestino-
dc.date.accessioned2019-04-10T02:09:41Z-
dc.date.available2019-04-10T02:09:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCelestino, Angela da Silva. A inserção da linguagem musical na sala de aula: formação e desenvolvimento da criança. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)– Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2482-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Neidimar Vieira Lopes Gonzales.pt_BR
dc.description.abstractNo processo de aprendizagem e do desenvolvimento da criança na escola, esta passa por fatores influentes positivos e negativos, tais como o desinteresse pelos estudos e indisciplina comportamental, ocasionando então conflitos e baixo índice no processo de aprendizagem. Diante disso, este trabalho tem como objetivo identificar se a música influencia no cognitivo, na aprendizagem e no comportamento da criança na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, foi realizada a pesquisa de abordagem qualitativa por meio de um levantamento bibliográfico e estudo de caso. Utilizou-se como referenciais teóricos os estudos de Weigel (1988), Brito (2003), Schroeder (2011), Figueiredo (2012), Fonterrada (2005), PCN (1997), RCNEI (1998), Cage (1985), Mársico (1982), dentre outros. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Ji-Paraná, tendo como sujeitos participantes quatro professoras e uma instrutora do projeto de música e três (3) pais de alunos da educação infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Como resultado é possível perceber que a inserção da linguagem musical na sala de aula, contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança, auxiliando no processo de aprendizagem, psicomotora, cultural, social, bem como no comportamento. Sendo assim, importa compreender a educação musical como parte principal do processo educativo. Diante disso, ao inserir a linguagem musical na sala de aula, trabalhando seus conceitos, o educador pode garantir bons resultados no desenvolvimento intelectual de seus alunos, proporcionando de maneira eficaz a formação e o desenvolvimento da criança no processo educacional, sendo que por meio da música o desenvolvimento da criança pode ser facilitado, esse por sua vez se desenvolve por diversas formas de expressões e amplia a linguagens, estimulando a criatividade, habilidade, movimento, o cognitivo, e bem como atenção para a aula. Dessa forma, permitindo a criança um novo método de desenvolvimento de aprendizagem, sendo esse de forma prazerosa e dinâmica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2019-04-10T02:09:41Z No. of bitstreams: 1 ANGELA DA SILVA CELESTINO.pdf: 2215189 bytes, checksum: 2eb252c529a20f62f07f9953421613ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-10T02:09:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANGELA DA SILVA CELESTINO.pdf: 2215189 bytes, checksum: 2eb252c529a20f62f07f9953421613ed (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleA inserção da linguagem musical na sala de aula: formação e desenvolvimento da criança / Angela da Silva Celestinopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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