Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2517
Título: Políticas públicas para a sustentabilidade de feiras livres no município de Cacoal/RO
Autor(es): Damascena, Alessandra Silva
Palavras-chave: Agricultura Familiar
Feira Livre
Políticas Públicas
Sustentabilidade
Data do documento: 2018
Citação: DAMASCENA, Alessandra Silva. Políticas públicas para a sustentabilidade de feiras livres no município de Cacoal/RO. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: agricultura familiar brasileira como produtora de uma diversidade de alimentos faz do Brasil um grande exportador, além de responsável por garantir boa parte da segurança alimentar do país; enquanto a feira livre é a principal responsável pela integração produtor e consumidor. Quando entendido como um negócio, esse canal de comercialização se torna um forte instrumento de políticas públicas. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo analisar as políticas públicas que contribuem com a sustentabilidade dos empreendimentos das feiras livres no município Cacoal/RO. Tratou-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo. Utilizou-se simultaneamente pesquisa de campo com a abordagem qualitativa e com as técnicas de pesquisa de entrevista. O público alvo da pesquisa foram os agricultores familiares que trabalham no feirão municipal e que se enquadram dentro dos critérios da agricultura familiar. A coleta de dados ocorreu no período de 16 de agosto de 2018 a 20 de setembro de 2018. Os resultados apontaram que, com relação aos feirantes, não foi identificada nenhuma proposta específica para qualificação das feiras livres e capacitação dos agricultores. As políticas públicas, que contribuem com a sustentabilidade da agricultura familiar e das feiras livres não devem se restringir simplesmente à produção, à comercialização, mas, acima de tudo, desenvolver mecanismos que envolvam a recuperação e conservação dos solos, da água, da vegetação nativa, das famílias do campo, da geração de trabalho e renda, da saúde das pessoas que produzem e de quem consome, além da cultura local, do abastecimento alimentar e do valor econômico que traz ao município.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profª. M.ª Andreia Duarte Aleixo
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2517
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF TCC-REVISADO-Versão Final - ALESSANDRA-converted-merged (2).pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador