Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2522
Título: Ações e atividades desenvolvidas pelas comunidades terapêuticas para reinserção social do dependente químico após o ciclo de tratamento no município de Cacoal e Rolim de Moura/RO
Autor(es): Bohrer, Jane Maria dos Santos Hoffmann
Palavras-chave: Dependência química
Comunidades terapêuticas
Reinserção social
Data do documento: 2018
Citação: BOHRER, Jane Maria dos Santos Hoffmann. Ações e atividades desenvolvidas pelas comunidades terapêuticas para reinserção social do dependente químico após o ciclo de tratamento no município de Cacoal e Rolim de Moura/RO. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: A reinserção social do dependente químico após o ciclo de tratamento visa reintegrá-lo ao convívio familiar, social e de trabalho, assim, este artigo tem como objetivo analisar as ações e atividades desenvolvidas pelas comunidades terapêuticas para a reinserção social do dependente químico no município de Cacoal e Rolim de Moura/RO. A pesquisa apresenta método dedutivo, de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados foi a entrevista estruturada, aplicada aos diretores responsáveis pelas instituições. Os resultados demonstram que as duas instituições dispõem de programas que visam atender os residentes dentro das normas legais, fazendo com que haja inclusão e interação social de forma a abranger as relações familiares e sociais não só dentro da instituição, mas, preparando-os para enfrentar os desafios que certamente virão, entretanto só uma instituição tem desenvolvido ações e atividades para a reinserção no mercado de trabalho após o ciclo de tratamento. Acerca do papel da família no processo de tratamento foi possível constatar a importância do apoio familiar ao interno por meio de visitas regulares, apesar de alguns familiares residirem fora. Percebe-se que a reinserção do dependente químico no mercado de trabalho é possível, embora, as instituições disponham de poucos recursos para prepará-los. Sugere-se que as comunidades terapêuticas busquem parcerias, ainda que, a recolocação do indivíduo no mercado de trabalho torna-se um grande desafio, porém é primordial para que se sinta valorizado e inserido ao meio social que associada ao apoio familiar possa se manter longe das drogas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Miriã Gil de Lima
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2522
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JANE MARIA DOS SANTOS HOFFMANN BOHRER.pdf715,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador