Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2539
Título: Análise do disclosure voluntário apresentado pela Petrobrás S.A de acordo com o parecer de orientação da CVM Nº 15/1987
Autor(es): Assis, Fernanda Nascimento de
Palavras-chave: Contabilidade
Disclosure
Informação contábil
Mercado de capitais
Data do documento: 2018
Citação: ASSIS, Fernanda Nascimento de. Análise do disclosure voluntário apresentado pela Petrobrás S.A de acordo com o parecer de orientação da CVM Nº 15/1987. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: A contabilidade é a principal linguagem de comunicação dos agentes econômicos, e vem passando por um processo de convergência com as normas contábeis internacionais, com o objetivo de facilitar a compreensão e comparabilidade das informações. No contexto dos objetivos da contabilidade, em que consiste em prover informações úteis para a tomada de decisões, a função desempenhada pela evidenciação ou disclosure é fundamental para levar essas informações para os usuários. A proposta do trabalho foi analisar por meio de um estudo exploratório o nível de disclosure voluntário apresentado pela Petrobrás – Petróleo Brasileiro S.A. O ponto que norteia a pesquisa é o questionamento, se as empresas estão se adequando as normas contábeis internacionais trazendo um nível de informações voluntárias satisfatórias usando como base o parecer de orientação nº 15/87 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A pesquisa foi realizada de acordo com as notas explicativas dos três primeiros trimestres do ano de 2018 divulgadas pela Petrobrás e os resultados foram considerados satisfatórios em relação ao que é orientado pela CVM.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof. M.e Geraldo da Silva Correia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2539
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PDF TUDO OK.pdf440,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador