Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2548
Título: Análise de custos e formação do preço de venda de hortifrútis praticados por agricultores familiares feirantes de Cacoal - RO
Autor(es): Figueiredo, Andréia Moreira Beling
Palavras-chave: Formação de preço
Agricultor familiar
Análise de custos
Data do documento: 2018
Citação: FIGUEIREDO, Andréia Moreira Beling. Análise de custos e formação do preço de venda de hortifrútis praticados por agricultores familiares feirantes de Cacoal - RO. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O processo de formação de preço é mais do que um cálculo matemático. Não sendo apenas uma atribuição de valor ao produto, tende a ter variáveis a serem analisadas, em que essa dinâmica de preço poderá vir em conjunto com táticas e estratégias, a fim de garantir o sucesso da organização. Assim, a pesquisa de análise de custo e formação de preço de venda praticado por agricultores familiares feirantes de Cacoal, traz como objetivo analisar o processo de formação de preço de venda, custos, e suas estratégias. Realizou-se a pesquisa descritiva, com abordagens qualitativa e quantitativa, e método dedutivo. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram: entrevista semiestruturada, a observação não participante, o questionário e pesquisa documental. Os resultados apontam baixo índice de escolaridade entre os participantes da pesquisa. Evidenciou-se a lucratividade como o fator primordial de permanência no ramo de produção de hortifrútis, advinda de resultados positivos nas comercializações, concomitante a um fator de grande importância econômica e social que esse tipo de comercialização viabiliza. 57,97% dos agricultores pesquisados têm o escoamento e comercialização somente nas feiras livres do município. Destaca-se a análise do custo somado a margem de lucro na determinação do preço de venda em 41,67%, sendo notória a influência de concorrentes nesse processo, em meio a 55% das afirmativas de que, no início da feira analisam os preços dos seus concorrentes, e no final se liquida com a baixa dos preços. Desse modo, sugerem-se estudos sobre ferramentas de precificação nesse ramo comercial, buscando vantagem competitiva.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Ademir Luiz Vidigal Filho
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2548
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉIA MOREIRA BELING DE FIGUEIREDO.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador