Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2607
Título: Estimativa de perda do solo na bacia do rio Juma no município de Apuí/AM com uso da equação universal de perda de solo revisada
Autores: Duarte, Miqueias Lima
Palavras-chave: Perda do Solo
RUSLE
Bacia do rio Juma
Data de publicação: 2018
Citação: DUARTE, Miqueias Lima. Estimativa de perda do solo na bacia do rio Juma no município de Apuí/AM com uso da equação universal de perda de solo revisada. Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Resumo: O avanço do desmatamento na Amazônia acarreta grandes prejuízos ao meio ambiente, com a quebra do equilíbrio solo-floresta, diversos impactos ocorrem de forma acelerada, dentre eles a erosão superficial antrópica que corresponde uma das formas mais prejudiciais na degradação dos solos em todo o mundo. Em busca de soluções para os problemas decorrentes de tal processo, vários métodos de estimativa de perdas de solo foram desenvolvidos. Com ênfase, a Equação Universal de Perda do Solo Revisada (Revisad Universal SoilLossEquation - RUSLE) que corresponde um método indireto consagrado e amplamente utilizado. Este estudo teve por objetivo estimar a perda de solo por erosão laminar na bacia hidrográfica do Rio Juma, localizado no município de Apuí, sul do estado do Amazonas. Foi utilizado o método RUSLE para estimar a perda de solo em consonância com técnicas de geoprocessamento em ambiente SIG. Os resultados obtidos mostram que existe a predominância de alto (200 a 600 t.ha-1.ano-1) potencial natural de erosão, ocupando cerca de 77,58% da área, sendo o que mais influência esse alto índice que diz respeito ao Fator LS. Em relação a Perda do Solo, observou-se que existe uma predominância de baixo potencial (0 a 10 t.ha- 1.ano-1), ocorrendo em 72,96% da área e os maiores índices de Perda do Solo (>120 t.ha-1.ano-1) foram observados em locais ocupados por solo exposto ou áreas agrícolas com ausência de práticas conservacionistas, associados ao Fator CP, o que reforça a importância do uso do solo com adoção de práticas agrícolas e sistema de manejo adequado.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia- PPGG/UNIR, como requisito para obtenção do título de Mestre. Linha de Pesquisa: Paisagem, Processos do Meio Físico e Gestão Ambiental – PMG. Orientador: Prof. Dr. Eliomar Pereira da Silva Filho
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2607
Aparece nas coleções:PPGG/PVH - Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_MIQUEIAS_LIMA_DUARTE.pdf9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.