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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2612
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Coêlho, Edinaldo Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-30T16:10:43Z | - |
dc.date.available | 2019-05-30T16:10:43Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | COÊLHO, E. G. A busca da identidade nacional no modernismo brasileiro: das palavras de Mário Andrade às pinceladas de Tarsila do Amaral. 2018. 127f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2612 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Prof. Dr. Fernando Simplício dos Santos. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como proposta fazer uma análise comparativa e discursiva da obra Macunaíma (1928), do escritor Mário de Andrade, com as obras (pictóricas) Abaporu, Morro da Favela, A Negra, Floresta, Paisagem com Touro, São Paulo, E.F.C.B, A Feira II, Carnaval em Madureira, O Vendedor de Frutas e A Cuca, da pintora modernista Tarsila do Amaral. Faremos uma leitura alegórica no primeiro capítulo dessa dissertação, entendendo a obra Macunaíma como um “mosaico de alegorias”. No segundo capítulo, valer-nos-emos dos conceitos de “primitivo” e “moderno” nas obras analisadas, verificando como a tensão primitivo/moderno está na construção das mesmas. Concluiremos nossas comparações com o terceiro capítulo, focado no discurso da identidade nacional brasileira. Ressaltamos, por fim, que analisaremos a construção dos discursos da identidade nacional brasileira, observando o dialogismo e a interdiscursividade, conceitos cunhados por Mikhail Bakhtin. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Brenda de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-04-16T15:44:57Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO EDINALDO fim.pdf: 1913139 bytes, checksum: 1041f802fa18b4142e9dbf995582922b (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-30T16:10:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO EDINALDO fim.pdf: 1913139 bytes, checksum: 1041f802fa18b4142e9dbf995582922b (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alegoria. | pt_BR |
dc.subject | Identidade Nacional | pt_BR |
dc.subject | Interdiscursividade. | pt_BR |
dc.subject | Tarsila do Amaral. | pt_BR |
dc.subject | Macunaíma. | pt_BR |
dc.title | A busca da identidade nacional no modernismo brasileiro: das palavras de Mário Andrade às pinceladas de Tarsila do Amaral | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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