Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2616
Título: Percepção dos docentes de enfermagem sobre a sua prática pedagógica
Autor(es): Almeida, Elizete Gama Nascimento
Palavras-chave: Docentes de enfermagem
Prática pedagógica
Ensino superior
Enfermagem.
Data do documento: 2018
Citação: ALMEIDA, E. G. N. Percepção dos docentes de enfermagem sobre a sua prática pedagógica. 2018. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: Esta pesquisa buscou descrever e analisar as percepções que têm os docentes enfermeiros de graduação em enfermagem acerca de sua prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, realizada com docentes de enfermagem de três instituições de ensino superior (IES) de Porto Velho, Rondônia. Os participantes foram 12 professores enfermeiros atuantes nessas IES responsáveis pelos estágios supervisionados. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada no ano de 2017. A análise de conteúdo foi utilizada para o tratamento dos dados. A idade dos participantes foi de 32 a 59 anos, dos quais apenas dois eram do gênero masculino. A titulação de mestre foi a predominante e o tempo de serviço entre sete e 35 anos. Os três grupos temáticos levantados por meio da análise de conteúdo foram: o ingresso na docência como ato intencional ou obra do acaso; a prática pedagógica como produto da formação docente; e percepções sobre a identidade do professor enfermeiro. Evidenciou-se que: o ingresso do professor enfermeiro no ensino superior se dá como um acontecimento casual ou objetivo almejado ainda na graduação; as suas práticas pedagógicas são produto das influências da sua formação e melhoram ou avançam concomitante ao tempo e as atividades desenvolvidas, ou seja, quanto mais profunda a relação com a docência e seus pares, mais ampla e crítica será a percepção sobre a sua própria prática; e a identidade profissional é caracterizada pelos elementos do trabalho docente, como o compromisso, a responsabilidade, o interesse e zelo pela profissão, a busca pela capacitação, pela competência e pelo domínio da área pedagógica. São unânimes ao revelar que precisam aprender sempre, que ensinar é um desafio, que suas práticas são susceptíveis de serem reavaliadas e modificadas em favor de uma formação crítica, reflexiva e significativa.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª Dra. Lucia Rejane Gomes da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2616
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado Elizete Gama Nascimento de Almeida.pdf924,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.