Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2675
Título: Mensuração da sustentabilidade empresarial nas indústrias do setor cerâmico de Rondônia: aplicação do modelo grid de sustentabilidade empresarial (gse) nos municípios de Cacoal e Pimenta Bueno
Autor(es): Guimarães, Jussilaine Luzia Lyra
Palavras-chave: Sustentabilidade.
Indicadores.
Cerâmica Vermelha.
Data do documento: 2018
Citação: GUIMARÃES, J. L. L. de. Mensuração da sustentabilidade empresarial nas indústrias do setor cerâmico de Rondônia: aplicação do modelo grid de sustentabilidade empresarial (gse) nos municípios de Cacoal e Pimenta Bueno. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: O termo sustentabilidade tornou-se referência teórica e de visão do desenvolvimento a partir de 1987, que indica às necessidades da geração presente devem ser garantidas sem comprometer as necessidades das gerações futuras, englobando um conceito de desenvolvimento nomeado por desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade empresarial foi incorporada ao longo do tempo as atividades econômicas com a internalização desse conceito por partes das instituições, bem como dos agentes de financiamento e econômico. Esse diz respeito ao impacto econômico, social e ambiental das atividades produtivas satisfazendo os ganhos e minimizando os impactos sociais e ambientais, por meio do conjunto de práticas de gestão na atividade econômica. Este estudo tem o objetivo de Testar um modelo de sustentabilidade empresarial - Grid de Sustentabilidade Empresarial (GSE) - a partir das dimensões ambiental, social e econômica, em cerâmicas instaladas nos municípios de Cacoal e Pimenta Bueno no Estado de Rondônia. As etapas metodológicas caracterizam-se pela pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, em função do levantamento abordando os indicadores de sustentabilidade ambientais nas empresas objetos de estudo. A coleta de dados se baseou em dados primários e secundários. A metodologia aplicada foi realizada em três etapas, sendo que a primeira fazer o cálculo dos Escores Parciais de sustentabilidade (EPS), a segunda etapa consiste no cálculo dos Escores de Sustentabilidade Empresarial (EPE) e a terceira e última etapa é a integração dos Escores Parciais de sustentabilidade com a aplicação do Grid de Sustentabilidade Empresarial (GSE). Com esta dissertação, foi construída uma contribuição teórica e prática do método Grid de Sustentabilidade Empresarial (GSE) para indústrias cerâmicas dos municípios de Cacoal e Pimenta Bueno no estado de Rondônia, fornecimento de subsídios para a implementação de indicadores de sustentabilidade empresarial para as indústrias em estudo propiciando o desenvolvimento regional sustentável, verificação do grau de utilização da sustentabilidade empresarial em suas três dimensões (ambiental, social e econômico), contribuição com o desenvolvimento sustentável da Amazônia amadurecendo o entendimento das vantagens que a sustentabilidade pode promover nos municípios em estudo. Ao serem analisadas as empresas elencadas como sujeitos da pesquisa, constatou-se que em nenhuma das 8 (oito) empresas participantes apresentou sustentabilidade empresarial em um nível satisfatório, conciliando bons desempenhos nas três dimensões de sustentabilidade abordadas pelo modelo GSE. Os resultados da presente pesquisa indicam ainda que o desempenho inferior obtido em alguns indicadores está engatado ao grau de informalidade que as cerâmicas demonstram, propondo que as mesmas devem buscar uma melhor estruturação de suas práticas de gestão para possibilitar o alcance da sustentabilidade empresarial.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Artur de Souza Moret.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2675
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto dissertação - Jussilaine final.pdfDissertação1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.