Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/269
Título: Gestão por competência: como desenvolver esse novo modelo em um órgão de administração pública
Autor(es): Silva, Renata Aparecida da
Palavras-chave: Gestão
Competência
Data do documento: 9-Dez-2014
Citação: SILVA, Renata Aparecida da. Gestão por competência: como desenvolver esse novo modelo em um órgão de administração pública. 2008. 32 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: A gestão por competências é o modelo de gestão de pessoas que se encontra mais alinhado e preparado para enfrentar as novas tendências e exigências trazidas pela globalização ao mundo empresarial. As pessoas deixaram de ser meros recursos e passaram a ser vistas como pessoas que possuem conhecimentos e sabem como colocá-lo em prática. Essa nova gestão vê o capital intelectual como fonte de prestígio e oportunidades de crescimento para a empresa, já que é esse importante capital que é o responsável pela preservação, consolidação e sucesso de toda e qualquer organização. Observar a conduta dos funcionários lotados no órgão, verificar se há o conhecimento da gestão por competências, comparar se existe relação entre competências e cargos ocupados e analisar se os funcionários se vêem individualmente ou como equipe, foram os principais objetivos deste trabalho. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se pesquisa bibliográfica e estudo de caso (único). Como técnica de pesquisa utilizou-se questionário, o qual foi respondido pelos funcionários da Secretaria Municipal de Administração e Fazenda de Espigão do Oeste – RO. Após a tabulação e análise dos dados, chegou-se a conclusão de que é viável a implantação da Gestão por Competências no órgão pesquisado, sendo necessário primeiramente a conscientização dos gestores municipais, pois são eles que possuem o poder e têm nas mãos a chave para a mudança.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. Esp. Suzana dos Santos Oliveira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/269
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA - Artigo - Gestão por Competências - Como desenvolver esse novo modelo em um órgão de admi.pdf146,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador