Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2713
Título: “Aqui tem homofobia!”: um estudo das representações sociais de gênero e diversidade sexual no contexto escolar
Autor(es): Borges, Bruna Angélica
Palavras-chave: Representações sociais
Gênero.
Diversidade Sexual
Educação.
Data do documento: 2018
Citação: BORGES, B. A. “Aqui tem homofobia!”: um estudo das representações sociais de gênero e diversidade sexual no contexto escolar. 2018. 91f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: O estudo, de abordagem qualitativa, investiga as representações sociais construídas acerca das relações de gênero e da diversidade sexual entre estudantes e docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Ariquemes. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de grupo focal, onde foram realizados três grupos focais, sendo dois com estudantes e um com docentes. Para a organização e sistematização dos dados obtidos foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, e foram criadas a posteriori, com base no roteiro do grupo focal, quatro categorias de análise: 1. Gênero, 2. Gênero e mulher, 3. Gênero e diversidade sexual e 4. Gênero e educação. Os resultados mostraram que as representações sociais sobre gênero, mulher, diversidade sexual e educação das/os participantes ainda estão ancoradas em padrões heteronormativos e sexistas, que objetificam a mulher e naturalizam seus papéis sociais, camuflam concepções, crenças e práticas negativas acerca da diversidade sexual e contribui para a perpetuação de situações de homofobia, preconceito e discriminação. Apesar das dificuldades específicas para desconstruir crenças e normas preestabelecidas, somente uma mudança de cultura e representações que contemplem a pluralidade de relações, vivências e expressões de sexualidade e gênero poderá transformar essa realidade social construída historicamente. Assim, espera-se que essa pesquisa contribua como aporte teórico e embasamento técnico para romper o silenciamento da escola perante a violência homofóbica e a tomada de posição para a desconstrução da visão binária e dos estereótipos de gênero e pelo reconhecimento da diversidade sexual.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador: Profª Drª Maria Ivonete Barbosa Tamboril.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2713
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Bruna Angélica Borges.pdfDissertação1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.