Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2787
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Lucélia Rodrigues Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-22T21:08:15Z | - |
dc.date.available | 2019-10-22T21:08:15Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, L. R. R. Relação família-escola: um olhar sobre o processo ensino e aprendizagem. Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Dr. Nelbi Alves da Cruz | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2787 | - |
dc.description | Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Dr. Nelbi Alves da Cruz | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho realizado enfatiza de que maneira o envolvimento da família na vida escolar do filho interfere no desenvolvimento do estudante em seu processo de ensino e aprendizagem os estudos buscou-se compreender e analisar a importância da participação da família no processo de aprendizagem, e o seu papel na formação da criança. Traz o resultado de uma pesquisa realizada na Escola Estadual Hortência Pires, localizada no município de Rolim de Moura, RO, em uma turma do 5° ano do ensino fundamental. Fez-se um estudo de caso, com a abordagem sociohistórica. Na execução da pesquisa utilizou-se como instrumentos metodológicos, a observação, o questionário e entrevista semiestruturada. Buscou-se caracterizar o posicionamento dos pais em relação a sua participação e contribuições no desenvolvimento escolar do filho, como também as contribuições diante da interação e relação que a família e escola proporcionam para a criança. A partir da pesquisa percebeu-se que o apoio da família é fundamental, pois os pais cooperativos ajudaram a estimular na criança o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes, traz também que as mudanças ocorridas na estruturação familiar tende a colaborar para e com os problemas existentes nos âmbitos educacionais, a relação família/escola traz grandes contribuições significantes, pois a escola sozinha não consegue desenvolvem um trabalho com qualidade se não houver a cooperação da família. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2019-10-22T21:08:15Z No. of bitstreams: 1 Relação família-escola um olhar sobre o processo ensino e aprendizagem..pdf: 794748 bytes, checksum: 56720c8afb625df2b8798aa4923ed889 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-22T21:08:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Relação família-escola um olhar sobre o processo ensino e aprendizagem..pdf: 794748 bytes, checksum: 56720c8afb625df2b8798aa4923ed889 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.title | Relação família-escola: um olhar sobre o processo ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Monografias) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relação família-escola um olhar sobre o processo ensino e aprendizagem..pdf | 776,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.