Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/286
Título: Caracterização do conhecimento de professores da educação infantil do município e Ariquemes a respeito da Neurociência e da Psicomotricidade
Autor(es): 
Silva, Juredes da Cruz
Palavras-chave: Neurociência
Psicomotricidade
Professores
Educação infantil
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, J. C. Caracterização do conhecimento de professores da educação infantil do município e Ariquemes a respeito da Neurociência e da Psicomotricidade. 2014, 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: Aspectos relacionados com a neurociência e a psicomotricidade desempenham importante papel no aprendizado de crianças em idade escolar, período de maior desenvolvimento do sistema nervoso e por isso considerado como um dos fatores determinantes para o sucesso no restante da vida acadêmica da criança. Visto que a Neurociência e a Psicomotricidade caminham juntas no processo de desenvolvimento cognitivo e físico do individuo, o presente trabalho apresenta os resultados preliminares a respeito dos conhecimentos dos professores de duas escolas de educação infantil do município de Ariquemes a respeito da neurociência e da psicomotricidade, considerando que nesta etapa é fundamental o bom desempenho de ambos para toda a vida da criança. Foi utilizado um questionário aplicado por meio de entrevista e em seguida os professores foram observados em sala. Os resultados demonstraram que ambos voluntários possuem pouco conhecimento dos temas. Há uma necessidade de ampliar os conhecimentos e frisar a importância de ambos os temas para o desenvolvimento, principalmente, de crianças regularmente inseridas ainda na primeira etapa da educação.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof.(o). Ms. Fernando Sergio Silva Barbosa.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/286
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Juredes da cruz 2014.pdfLeitura de dados919,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.