Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/29
Título: Caracterização da atividade da piscicultura na região centro sul de Rondônia: um estudo de caso da piscicultura a partir da fazenda Boa Esperança
Autor(es): Caetano, Cleide
Palavras-chave: Piscicultura
Comercialização
Produção
Data do documento: 17-Fev-2014
Resumo: O presente artigo é resultado da realização de um estudo acerca do Agronegócio da piscicultura, onde teve por objetivo caracterizar essa atividade no Estado de Rondônia, a partir de um dos maiores produtores o piscicultor Megumi Yokoyama, mais conhecido como “seu Pedrinho”, proprietário da Fazenda Boa Esperança, no município de Pimenta Bueno região Centro Sul do Estado. A piscicultura tem se apresentado como uma alternativa viável para o estado de Rondônia, onde a permanência dessa atividade depende do desenvolvimento de esforços com vistas a financiar o suprimento das necessidades encontradas na implantação e manutenção da atividade. No contexto atual, observa-se que não são raros os problemas na produção de alevinos de espécies nativa da região. Entre as principais causas estão: altos preços das rações comerciais, ineficiência de políticas públicas para a atividade, falta de planejamento, má gestão, falta de assessoramento técnico e o desconhecimento dos custos envolvidos, bem como poucos estudos sobre a produção em cativeiro que indiquem se é viável ou não, e que apresentem questões técnicas e entraves. A pesquisa se caracteriza como qualitativa realizada no período de novembro a dezembro de 2013 onde foi utilizado o estudo de caso como meio e a entrevista semiestruturada aplicada ao produtor “Senhor Pedrinho” por ser indicado como um dos mais antigos e ativos na atividade no Estado. Os resultados demonstram que a atividade ainda esta em desenvolvimento e há muito a se fazer para que esta venha se tornar mais promissora junto a outros produtores. Portanto, para que a piscicultura desenvolva seu potencial é imprescindível a implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da atividade, além do aprimoramento constante dos piscicultores quanto ao uso de tecnologias relativas aos sistemas para melhoria na produção da região.
Descrição: Artigo apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: profa. Drª Suzenir Aguiar da Silva Sato.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/29
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CLEIDE PDF.pdf480,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador