Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2900
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Iuri da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-17T15:12:02Z | - |
dc.date.available | 2020-02-17T15:12:02Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Iuri da Cruz. A etnofísica nos anos iniciais do ensino fundamental. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Ensino de Física)– Departamento de física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2900 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Polo Ji-Paraná, no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo é resultado da aplicação do produto educacional referente ao ensino de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma turma do 3° ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jandinei Cella, em Ji-Paraná, Rondônia. A escola é responsável por favorecer as potencialidades dos alunos de modo a desenvolver suas capacidades. Capacidades presentes desde muito cedo, por isso o contato com a Física nos anos iniciais se torna eficaz, devido sua natureza investigativa, observadora e curiosa. Portanto, se torna imprescindível discutir as situações vivenciadas pelos alunos, principalmente relacionadas aos conhecimentos físicos. O objetivo do estudo foi reconhecer os conceitos da Etnofísica presentes no cotidiano dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando a construção de uma metodologia de ensino e aprendizagem do ensino de Física, de forma multidisciplinar. Foi utilizado como metodologia o reconhecimento de fenômenos físicos presentes no cotidiano dos alunos, por meio da Etnofísica. Utilizou-se também da metodologia da Pedagogia da Roda e da Pedagogia de Contação de Histórias, sendo o estudo dividido em seis encontros. Os temas da Física abordados no estudo foram: água, calor, lua, luz, movimento e som. Pelos resultados percebe-se que a construção de um caderno pedagógico de apoio aos professores dos anos iniciais é importante, tendo em vista que, a educação deve fornecer aos alunos subsídios para que o mesmo perceba os conhecimentos da Física, como uma forma de tentar explicar os acontecimentos cotidianos. Por isso, quando os alunos fazem uma aproximação entre os conhecimentos científicos com a realidade, o faz refletir sobre verdadeiro papel das Ciências, no caso do objeto de estudo do trabalho, a Física. O aluno passa a entender que a Física não é uma ciência somente para gênios e sim uma ciência voltada aos curiosos. E por ser considerada essa ciência dos curiosos, o conceito da Etnofísica pode ser utilizado vinculado a contextualização da realidade que está pre sente no dia a dia dos alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-02-17T15:11:23Z No. of bitstreams: 1 IURI DA CRUZ OLIVEIRA.pdf: 6206411 bytes, checksum: 8b38bcdc2af7745a787f6f5e7be51c28 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-02-17T15:11:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IURI DA CRUZ OLIVEIRA.pdf: 6206411 bytes, checksum: 8b38bcdc2af7745a787f6f5e7be51c28 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-02-17T15:12:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IURI DA CRUZ OLIVEIRA.pdf: 6206411 bytes, checksum: 8b38bcdc2af7745a787f6f5e7be51c28 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-02-17T15:12:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IURI DA CRUZ OLIVEIRA.pdf: 6206411 bytes, checksum: 8b38bcdc2af7745a787f6f5e7be51c28 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.subject | Etnofísica | pt_BR |
dc.subject | Didática em física | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject | Multidisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | A etnofísica nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IURI DA CRUZ OLIVEIRA.pdf | IURI DA CRUZ OLIVEIRA | 6,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.