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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Rosane Serra | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-25T10:43:05Z | - |
dc.date.available | 2020-06-25T10:43:05Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, R. S. Nas asas do conhecimento: o letramento crítico através dos riscos e rabiscos em contexto prisional. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3004 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Odete Burgeile. | pt_BR |
dc.description.abstract | A cultura de um país é algo marcante e envolve fatores que permeiam o campo filosófico, sociológico, antropológico, linguístico e da comunicação. Mudá-lo não é uma tarefa fácil, principalmente quando se faz alusão a comunidade prisional brasileira, cheias de conflitos diários. O uso do letramento crítico como prática transformadora, no falar da ressignificação como um meio de mudança nos aspectos sociais e individuais tornou-se a mola propulsora desta pesquisa que nasceu do interesse em averiguar sobre a ressignificação promovida através da leitura e do ato de resenhar a história lida. Optamos pela pesquisa-ação de natureza qualitativa etnográfica com a utilização de questionários e rodas de conversa, buscando sustentar nossos argumentos. Os sujeitos do presente estudo foram os detentos do sistema prisional do município de Porto Velho. O universo quantitativo pretendido foi composto por 12 (doze) alunos. As contribuições teóricas sobre o letramento crítico foram baseadas em Soares (2004, 2012); Street (1995); Moita Lopes (2006); Elliot (1997); Freire (1970, 1989); Monte Mor (2007); Kumaradivelu (2006). O estudo apontou para o fato de que a ressignificação, por meio da leitura, permitiu ao apenado compreender não somente a si mesmo, mas ao mundo que o envolve, sobretudo quando esse recurso pudesse transformá-lo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2020-06-25T10:41:37Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_para_biblioteca_rosane_serra.pdf-MEL.pdf: 2078398 bytes, checksum: 43451c41fc24ba6e76e26197d3ef7d90 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2020-06-25T10:43:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao_para_biblioteca_rosane_serra.pdf-MEL.pdf: 2078398 bytes, checksum: 43451c41fc24ba6e76e26197d3ef7d90 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-06-25T10:43:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_para_biblioteca_rosane_serra.pdf-MEL.pdf: 2078398 bytes, checksum: 43451c41fc24ba6e76e26197d3ef7d90 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento crítico | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.subject | Ressignificação | pt_BR |
dc.subject | Sistema prisional | pt_BR |
dc.title | Nas asas do conhecimento: o letramento crítico através dos riscos e rabiscos em contexto prisional | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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