Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/310
Título: A inadimplência e a cobrança judicial do crédito
Autor(es): Santos, Ronaldo Ribeiro dos
Palavras-chave: Indadimplência
Cobrança administrativa
Título extrajudicial
Data do documento: 2007
Citação: SANTOS, Ronaldo Ribeiro dos. A inadimplência e a cobrança judicial do crédito. 2007. 100 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Resumo: O estudo ora apresentado sobre a inadimplência é extremamente relevante para reduzir e combater o comportamento inadimplente do devedor nas relações de consumo, em especial sob a ótica do fornecedor. Apresenta aplicações de institutos do Direito de forma a coibir tal comportamento bem como para impingir o consumidor ao pagamento da dívida. Narra aspectos sobre a evolução histórica da inadimplência, traz passos que deverão se seguidos para o máximo aproveitamento dos institutos legais contra a inadimplência, destacando a necessidade da criação de um efetivo cadastro com dados pessoais e patrimoniais do consumidor, a correta constituição de um título que garanta o recebimento da dívida e, por fim, as medidas pertinentes à cobrança administrativa e, principalmente, judicial. Na abordagem das ações judiciais cabíveis, conveniente ainda mais se mostra a leitura deste estudo, vez que trata das recentes modificações insertas na execução de título extrajudicial advindas da Lei 11.382/06, das modificações insertas na execução de título judicial trazidas pela Lei 11.232/05, bem como questões polêmicas sobre o cheque “prédatado” e a prisão do consumidor inadimplente, além de induzir a conclusão da extrema necessidade da presença do advogado amparando as questões de crédito, cadastro de cobrança das empresas fornecedores de produtos e serviços da sociedade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso objetivando a apresentação da ciência do Direito, apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – campus de Cacoal como requisito parcial conclusão do Curso de Direito. Orientador prof. Esp. Silverio dos Santos Oliveira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/310
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A INADIMPLÊNCIA E A COBRANÇA JUDICIAL DO CRÉDITO.PDF891,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador