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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3336
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Soares Júnior, Eulálio Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T13:16:18Z | - |
dc.date.available | 2021-08-02T13:16:18Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SOARES JÚNIOR, Eulálio Ramos. Avaliação em larga escala para o ensino médio e o machado de bronze: reflexões à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3336 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Prof.ª Dra. Marilsa Miranda de Souza. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou analisar a avaliação em larga escala do ensino médio no Brasil a partir dos pressupostos teóricos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Dentro dessa perspectiva teórica educacional, a avaliação da aprendizagem é um elemento constitutivo do trabalho educativo, e assim como o ensino e o planejamento, a avaliação deve ser posta em prática com intencionalidade, para que seja possível qualificar os dados sobre a aprendizagem, entendendo a importância de uma base teórico-metodológica e filosófica que proporcione essa premissa. Este trabalho justifica-se pela incipiência quantitativa e vinculada ao método proposto de trabalhos desenvolvidos no campo da avaliação para a pedagogia histórico-crítica, e também pela urgência de compreender as implicações do retorno sistêmico do tecnicismo. Os objetivos específicos foram: a) compreender o sistema nacional de avaliação e a influência das teorias da avaliação da aprendizagem no Brasil entre 1960 e 2018; b) identificar e analisar as políticas de avaliação em larga escala para o ensino médio e suas relações com a avaliação da aprendizagem escolar e; c) analisar o processo de avaliação educacional a partir da perspectiva da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Para tanto, recorreu-se às técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, centrando-se nos documentos oficiais para a avaliação em larga escala, e ao método dialético de pesquisa científica, que traz consigo as bases lógicas de investigação manifestas nas categorias de análise do materialismo histórico-dialético, elaborado por Marx (2016) e Engels (1984). A análise do sistema nacional de avaliação e a influência das teorias da avaliação da aprendizagem e das políticas de avaliação em larga escala para o ensino médio, possibilitou concluir que as instituições ligadas ao poder público – dentre as quais se encontra a escola –, estruturado no seio do modo de produção capitalista, não se comprazem com os interesses da classe trabalhadora. Dessa forma, da relação entre o sistema nacional de avaliação e a influência das teorias da avaliação da aprendizagem no Brasil, tem-se que, historicamente, as políticas educacionais sempre serviram aos interesses capitalistas, sendo a avaliação educacional instrumento para referendar o fortalecimento do capital, por meio da formação da força de trabalho. Como forma de resistência, discute-se a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural nos processos avaliativos, apontando que a superação dessa condição, dar-se-á pela formação cultural das massas, garantindo no seio da escola que educadores sejam efetivamente mediadores para a formação da consciência necessária à revolução, relegando ao Estado o seu embotamento, levando-o a ocupar o seu lugar ao lado do machado de bronze. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-08-02T13:09:31Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_EULALIO_RAMOS_SOARES_JUNIOR.pdf: 787093 bytes, checksum: 6ca3ba0dbbf05a2c83d94dd243581c1e (MD5) | en |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação em larga escala | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
dc.subject | Psicologia histórico-cultural | pt_BR |
dc.title | Avaliação em larga escala para o ensino médio e o machado de bronze: reflexões à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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