Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3388
Título: Democratização na participação e deliberação institucional coletiva: estudo de caso em organização cooperativa
Autor(es): Brito, Paula Almeida
Palavras-chave: Participação coletiva
Deliberação
Cooperativismo
Data do documento: 2021
Citação: BRITO, Paula Almeida. Democratização na participação e deliberação institucional coletiva: estudo de caso em organização cooperativa. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021.
Resumo: O presente estudo trata sobre a temática da participação democrática em deliberações institucionais de organizações coletivas, como as cooperativas que notadamente, são um modelo de organização social capaz de desenvolver pessoas e sua localidade por meio do senso de comunidade, por objetivos e valores compartilhados, além de ser responsáveis por grandes movimentações financeiras, sociais e políticas, porém, no seguimento da agricultura familiar do estado de Rondônia, ainda são incipientes, sendo necessário o engajamento e participação efetiva dos seus membros. Tem como objetivo principal compreender as mudanças de motivação e interesse em deliberações institucionais das cooperativas de agricultura familiar do estado de Rondônia, visando identificar se é possível mudar de opinião e comportamento no processo deliberativo. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e tem características descritivas, na qual se utilizou a metodologia do estudo de caso, por meio da aplicação do modelo empírico de Habermas (2006). Para a análise foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2011) por meio de categorização utilizando o processo da deliberação composto por três etapas, sendo (1) Antes da deliberação; (2) Durante a deliberação e (3) Após a deliberação. Assim, a categorização permitiu que os resultados fossem descritos e organizados em categorias que correspondem ao fluxo de opinião e preenchendo uma lacuna de pesquisa para verificar se as motivações pessoais impactam em resultados coletivos ou se as ações coletivas prevalecem em detrimento do individualismo, assim como fornece uma lente teórica para analisar falhas e acertos no desenvolvimento de cooperativas por meio de mecanismo de participação e deliberação. Os resultados da primeira fase - antes da deliberação - demonstram que os fatores da motivação individualista de participação são superiores, na segunda fase - durante a deliberação – ficou configurado que o fator econômico estava interligado com a participação e assim o interesse financeiro foi o mais perceptível, já na terceira fase – após a deliberação – foi possível encontrar mudanças de opiniões e que uma maior proximidade promove influências positivas.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Profª. Drª. Gleimiria Batista da Costa Matos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3388
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula_almeida dissertação.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.