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dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorSantos, Marina Santana dos-
dc.date.accessioned2014-10-16T19:18:08Z-
dc.date.available2014-10-16T19:18:08Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSANTOS, M. S. Da. O processo de inclusão nas escolas das redes públicas de . 2014, 99 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/340-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof. (o) Dr. Antônio Carlos Maciel e Co-orientador(a) Prof.(a) Esp. Gedeli Ferrazzo.pt_BR
dc.description.abstractNas últimas duas décadas percebe-se a persistência do discurso em prol da constituição de uma política educacional de “educação inclusiva” no sistema público de ensino, tendo como iniciativa proporcionar educação a todos. Essa pesquisa propõe verificar em que medida que se tem promovido à ampliação efetiva de oportunidades educacionais de qualidade para os alunos Surdos, no contexto das politicas educacionais inclusivas em Ariquemes/RO. O alcance da proposta tornou-se possível por meio de três objetivos específicos traçados, a saber: Descrever o contexto histórico da educação de Surdos. Identificar as leis que tem por objetivo garantir a inserção do aluno Surdo em escolas regulares da rede publica. E expor a realidade da educação de Surdos inclusos no ensino regular das escolas de Ariquemes. Para a concretização dessa investigação, foram feitas pesquisas bibliográficas, documental e empírica. Na pesquisa bibliográfica foram usados autores como: BUENO (1993); ARANHA (2001); COUTRIM (2005); MENDES (2006); QUADROS (2004); CARVALHO (2009); KASSAR (2011) e outros. A pesquisa documental baseou-se em Leis como: A Constituição Federal 1988; Declaração de Salamanca; Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Lei nº 9.394/1996; Lei nº 10.436 de 24 de Abril de 2002; Decreto 5.296/04; Decreto nº 5.626 de 22 de Dezembro de 2005; entre outros. Na pesquisa empírica foram analisadas três escolas, sendo duas municipais e uma estadual, os professores da sala de recursos e os intérpretes responderam uma entrevista não-diretiva por meio de um questionário aberto e semi estruturado. Também foram realizadas observações da realidade dos alunos Surdos nas salas de aula, nessa observação deu-se destaque a metodologia de trabalho dos professores com os alunos Surdos e relação entre os alunos Surdos e ouvintes. Os resultados indicaram que no município de Ariquemes a inclusão ainda caminha a lentos passos tendo como consequência a defasagem de aprendizado dos alunos, se vê a necessidade de investimento em politicas públicas voltadas para a formação dos professores qualificados para o trabalho com alunos Surdos, pois a realidade na prática mostra que esses alunos estão terminando o nível fundamental sem ao menos serem alfabetizados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-10-13T22:08:34Z No. of bitstreams: 1 Santos, Marina Santana.pdf: 1595124 bytes, checksum: 4f70beeb97bbad6419f2590ab50accf5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-10-16T19:13:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Santos, Marina Santana.pdf: 1595124 bytes, checksum: 4f70beeb97bbad6419f2590ab50accf5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-10-16T19:18:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santos, Marina Santana.pdf: 1595124 bytes, checksum: 4f70beeb97bbad6419f2590ab50accf5 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleO processo de inclusão de alunos surdos nas escolas das redes públicas de Ariquemespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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