Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3454
Título: Cadeia do pescado
Título(s) alternativo(s): salmonela ssp como agente contaminante
Autor(es): Pontes, Wesley Paulo
Palavras-chave: piscicultura
salmonelas
sanidade do pescado
segurança alimentar
Data do documento: 2019
Citação: PONTES, Wesley Paulo. Cadeia do pescado: salmonela ssp como agente contaminante. 2019. 34 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2019.
Resumo: O consumo de pescado cultivado no Brasil tem aumentado consideravelmente. Porém, a salmonelose surge como problema sanitário e econômico que ameaça o desenvolvimento da cadeia do pescado. Essa preocupação com a saúde pública inquieta várias regiões do mundo, inclusive as autoridades do nosso país. Por isso, este trabalho teve por objetivo levantar informações sobre as implicações da Salmonella sp como agente infeccioso na produção de pescado. A produção de pescados é de grande relevância para a economia brasileira, pois gera renda, além de ser um importante alimento para a população. O consumo e a produção de pescado no Brasil crescem a cada ano e por isso pesquisas que investigam a qualidade microbiológica dos produtos da piscicultura têm sido mais demandadas. Diante desse fato, estudos mostram que pisciculturas podem ter contaminação por bactérias, o que acarreta numa série de implicações à saúde pública e a criação dos peixes cultivados. Salmonella sp é um dos patógenos comuns aos peixes e distribuídos nos mais diversos ambientes, e também, podem ser detectados em piscicultura em más condições de higiene nas etapas da cadeia de produção, o que inviabiliza o pescado para consumo e prejudica a segurança alimentar. Para evitar a contaminação, boas práticas de manejo empregadas pela indústria de pescado podem garantir a sanidade do produto. Para reduzir a incidência de doenças veiculadas ao consumo de pescados, é aconselhável uma investigação dos agentes patogênicos potencialmente prejudiciais aos seres humanos, e, posteriormente, informar aos consumidores de forma clara e consistente os perigos associados ao consumo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Presidente Médici, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Pesca. Orientadora: Prof.ª D.ra Rute Bianchini Pontuschka Co-orientador: M.e Jerônimo Vieira Dantas Filho
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3454
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PONTES, WESLEY PAULO wesley final corrigido.pdfArquivo principal822,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.