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dc.contributor.authorResende, Maria Clara Rodrigues de-
dc.date.accessioned2021-12-10T19:03:51Z-
dc.date.available2021-12-10T19:03:51Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRESENDE, Maria Clara Rodrigues de. Capas, paratextos editoriais, como estímulo à leitura. 2021. 23f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3483-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Línguas Estrangeiras (DALE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Letras Inglês. Orientadora: Profª Dr ª Andréa Moraes da Costa.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo discutir sobre a relevância das capas, paratextos editoriais na seleção de obras a serem lidas por leitores, a fim de demonstrar que os paratextos editoriais funcionam como meio de estímulo à leitura. Para isso, dentre outras questões, este estudo traz à discussão a 5ª edição da pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, edição de 2019, cujo tema é a leitura, sendo intitulada Retratos da Leitura no Brasil. A inclusão desta pesquisa neste estudo deve-se ao fato de que ela conta com dados referentes a paratextos literários. A pesquisa aqui proposta é de caráter bibliográfico, qualitativo, descritivo e exploratório. E para embasar esta discussão sobre leitura e paratextos editoriais, o texto apresenta autores como: Gérard Genette (2009), Rildo Cosson (2019), Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2019). Desse modo, esta pesquisa proporcionou constatar que os paratextos editoriais se fazem presentes no momento da escolha de uma obra e que eles são, em muitos casos, empregados como meio para orientar a escolha do leitor. Além disso, este estudo observou que dentre os fatores que instigam à leitura, conforme resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, tema ou assunto do livro, dicas de livros, título de livro (elemento paratextual), foram algumas das opções mais selecionadas pelos brasileiros em suas respostas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-12-10T19:02:44Z No. of bitstreams: 1 artigo.pdf: 781722 bytes, checksum: 55da3524e8969170fffcbd76c919f265 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-12-10T19:03:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo.pdf: 781722 bytes, checksum: 55da3524e8969170fffcbd76c919f265 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-10T19:03:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo.pdf: 781722 bytes, checksum: 55da3524e8969170fffcbd76c919f265 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectParatexto Editorialpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleCapas, paratextos editoriais, como estímulo à leiturapt_BR
dc.typeArticlept_BR
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