Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3583
Título: Compras compartilhadas no IBGE: uma proposta para otimização de recursos e maior economicidade em compras
Autor(es): Folador, Flávia Regina Alves de Hungria
Palavras-chave: Compras compartilhadas
Otimização
Planejamento
Data do documento: 2021
Citação: FOLADOR, Flávia Regina Alves de Hungria. Compras compartilhadas no IBGE: uma proposta para otimização de recursos e maior economicidade em compras. 2021. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021.
Resumo: Para a administração pública, compras compartilhadas são licitações realizadas por meio do sistema de registro de preços e se apresentam como uma funcionalidade que pode proporcionar economicidade e melhor aproveitamento dos recursos humanos e financeiro. Este trabalho teve como objetivo verificar se os processos de compras compartilhadas do IBGE estão atendendo aos princípios da eficiência e economicidade no intuito de melhorar o planejamento das aquisições com redução de custo e otimização dos recursos financeiros. A adoção deste sistema baseia-se no contexto da Teoria da Nova Gestão Pública, teoria esta norteada pela obtenção de resultados que visam maior eficiência e emprego dos recursos públicos. Como metodologia, a pesquisa pode ser classificada, quanto sua natureza, como aplicada; quanto à abordagem, considera-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Os dados foram obtidos por meio de análise documental com base nos registros das aquisições realizadas pela instituição extraídos do Sistema de Aquisições e Entregas – SA-e. Da análise dos dados, observou-se que a maioria das aquisições do IBGE são realizadas por dispensa de licitação e cotação eletrônica e que as compras compartilhadas ainda não são uma prática usual pelas Unidades Estaduais do IBGE – menos de 2% das aquisições de material de consumo e/ou permanente foram realizadas por compra compartilhada. Entretanto, foi possível observar que, ainda que sem o devido planejamento, a análise do resultado destas aquisições apresentou percentuais de economicidade consideráveis, de forma que ao final pôde-se propor um plano de ação com o objetivo de padronizar as compras para que sejam planejadas de forma conjunta entre as Unidades Estaduais, por meio de equipe de servidores que detenha conhecimento técnico e administrativo sobre o objeto a ser licitado com vistas a otimizar o tempo empregado em todo o procedimento processual e robustez na elaboração dos editais de licitação, bem como obter melhores percentuais de economia à Administração Pública.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Prof. Dr. Marlene Valério dos Santos Arenas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3583
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.