Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3628
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLorena, Ana Carolina Santos de-
dc.date.accessioned2022-04-20T13:53:30Z-
dc.date.available2022-04-20T13:53:30Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLORENA, A. C. S. A relação família e escola na aprendizagem infantil: uma revisão de literatura. 2022. 28 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3628-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.ª Ma. Daiane Trindade da Silvapt_BR
dc.description.abstractAo pensarmos qual a importância da participação, envolvimento e acompanhamento da família no processo de desenvolvimento escolar, abordamos neste trabalho a relação família e escola na aprendizagem infantil, através de uma revisão de literatura, tendo como objetivo compreender a importância da participação, envolvimento e acompanhamento da família no processo de desenvolvimento escolar das crianças na aprendizagem infantil. A partir da conceituação do que é família e qual seu papel na educação escolar, através de documentos legais e normativos, bem como a descrição entre a relação família e a escola no processo educativo das crianças, analisando seus papeis na escola e família. Utilizamos para tanto, uma pesquisa qualitativa bibliográfica a partir da revisão de literatura com base nos estudos de PAROLIN (2016), documentos legislações. Ao fim, inferimos ser de extrema importância a participação da família na escola para o bom desenvolvimento educacional das crianças, a família é um grupo de pessoas que convive diariamente e estabelece laços de afetividade e cuidado um com os outros que a partir da vivência, das trocas de saberes, conversas, ensinamentos, brincadeiras, cuidados etc.; forma-se uma base essencial ao desenvolvimento educacional infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-04-18T18:43:44Z No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Ana Carolina Santos de Lorena.pdf: 702070 bytes, checksum: 9038bf489a9e0f109a6e9e7d2ff2e19f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-04-19T19:46:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Ana Carolina Santos de Lorena.pdf: 702070 bytes, checksum: 9038bf489a9e0f109a6e9e7d2ff2e19f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-04-19T19:47:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Ana Carolina Santos de Lorena.pdf: 702070 bytes, checksum: 9038bf489a9e0f109a6e9e7d2ff2e19f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-20T13:53:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Ana Carolina Santos de Lorena.pdf: 702070 bytes, checksum: 9038bf489a9e0f109a6e9e7d2ff2e19f (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA relação família e escola na aprendizagem infantil: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Pedagogia_Ana Carolina Santos de Lorena.pdfArquivo Final685,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.