Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3638
Title: Rousseau: do contexto de suas obras à educação no Emílio a Filosofia de Rousseau e sua proposta de educação
Authors: Silva, Marinei Gaston da
Keywords: Educação
Moral
Política
Rousseau
Issue Date: 2022
Citation: SILVA, M. G. Rousseau: do contexto de suas obras à educação no Emílio a Filosofia de Rousseau e sua proposta de educação. 2022. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Abstract: Este trabalho de pesquisa, teve o objetivo de analisar a formação educativa conforme o pensamento de Rousseau. Desse autor, foi investigado como deve ser o ensino para uma criança, como o professor deve conduzir o ensino para alcançar um desenvolvimento humano, considerando que a pessoa estará vivendo em sociedade, mas com uma conduta que, mesmo assim, a mantenha nos moldes do chamado estado de natureza. Por isso, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta os resultados das pesquisas desenvolvidas acerca do seguinte problema: Como Rousseau entende ser possível (se é possível) educar a criança em sociedade, sendo a sociedade o berço de vícios inumeráveis? Os objetivos da pesquisa foram: Analisar a educação proposta por Rousseau a partir de sua crítica da sociedade e dos preceitos expostos na obra “Emílio: ou da educação”. Dos trabalhos de investigação sobre o problema citado, é possível afirmar que, para Rousseau a educação deve ser baseada na natureza e deve ser negativa. Por educação negativa, Rousseau entende que se deve evitar que os alunos aprendam os males da sociedade e isso é mais importante do que aprender o que é o bem. Esta monografia está dividida em: uma abordagem sobre a vida de Rousseau. Da sua filosofia vamos destacar o que é a ideia de natureza, com o homem e sua natureza vivendo em harmonia. O estado de natureza como fundamento de sua filosofia merece nossa atenção nesse capítulo. Também iremos, no último capítulo, destacar o ensino do Emílio, procurando mostrar qual é o melhor jeito de o professor trabalhar o ensino para que haja um desenvolvimento educacional de sorte que o aluno se desenvolva para ser um homem da natureza vivendo em sociedade, sempre segundo Rousseau. Como se trata de pesquisa em filosofia, a metodologia da pesquisa é baseada no método analítico-sintético, pois sendo pesquisa bibliográfica, as análises das obras pesquisadas permitiram sintetizar os resultados que aqui apresentamos.
Description: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Ivanor Luiz Guarnieri
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3638
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Pedagogia_Marinei Gaston da Silva.pdfArquivo Final486,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.