Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/368
Título: Gerenciamento de custos para tomada de decisão - estudo em academia de musculação e ginástica
Autor(es): Góes, Dhiandra Amabille Simões
Palavras-chave: Academia de musculação e ginástica
Ponto de equilíbrio
Margem de contribuição
Data do documento: 17-Jul-2014
Citação: GÓES, Dhiandra Amabille Simões. Gerenciamento de custos para tomada de decisão - estudo em academia de musculação e ginástica. 2014. 29 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: o presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de campo, exploratória e aplicada realizada em uma academia de ginástica localizada no município de Cacoal - RO. O objetivo da pesquisa foi identificar a demanda por novos horários de aulas de ginástica por parte dos clientes e ao mesmo tempo identificar a possibilidade da oferta por parte da academia do ponto de vista da lucratividade. Em razão disso a pesquisa teve uma abordagem quantitativa com aplicação de questionários para os clientes e qualitativa com a realização de entrevista com a proprietária para coleta de dados sobre os custos. Foi necessário estabelecer alguns objetivos específicos para caracterizar o pacote de serviços ofertados por dia e horário; identificar os horários requisitados pelos clientes por aulas de ginástica; classificar os gastos variáveis e fixos por serviço prestado; calcular a margem de contribuição (unitária e total, em valor) por serviço prestado para finalmente calcular o ponto de equilíbrio contábil em quantidade e em valor. Depois de identificada a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio foi realizada uma simulação de oferta de mais três horários na busca de atender a demanda dos alunos e revela que a diminuição da Margem de Contribuição é muito pequena, de apenas R$0,31 (trinta e um centavos) e o Ponto de Equilíbrio aumentou para quatro alunos por novo horário ofertado. Tal fato ocorreu em razão do aumento do custo variável referente à mão de obra do professor. Vale ressaltar a utilidade da análise custo/volume/lucro na gestão de academia de ginástica.
Descrição: Artigo – Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Câmpus Prof. Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para a obtenção do grau em Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora Profa. Me. Liliane Maria Nery Andrade
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/368
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DHIANDRA PRONTO.pdf448,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador