Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3897
Título: Violência doméstica contra crianças: o reflexo no ambiente escolar em escolas no município de Ariquemes/RO
Autor(es): 
Baia, Cleidiane Pereira
Palavras-chave: Violência doméstica
Aprendizagem
Ambiente familiar
Ambiente escolar
Data do documento: 2022
Citação: BAIA, Cleidiane Pereira. Violência doméstica contra crianças: o reflexo no ambiente escolar em escolas no município de Ariquemes/RO. 2022. 41 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: Este estudo trata do tema violência doméstica sob o recorte da violência contra crianças em idade escolar e sua relação com a aprendizagem. Diante do exposto, a pesquisa teve como principal objetivo investigar a violência doméstica em crianças e seus reflexos no ambiente escolar. A metodologia foi a abordagem qualitativa com análise descritiva de conteúdos agrupados em temas. Os resultados apontaram para que a escola recebe muitas crianças vítimas de violência doméstica. Que os professores são conscientes dos direitos das crianças e contam com uma rede de apoio. Foram apontadas como as principais causas desencadeadoras da violência doméstica sofridas pelas crianças: os problemas financeiros, o alcoolismo, a falta de afeto, a desestruturação e falta familiar e a falta de tempo dos familiares. Os principais sinais de violência foram apontados como sendo: abuso sexual, hematomas, ferimentos, tristeza, baixa autoestima, choro, recusa da alimentação, nervosismo, isolamento, irritabilidade, agressividade e dificuldade de aprendizagem. As medidas utilizadas pela escola para enfrentar esse problema foram: encaminhamentos para o Programa Saúde na Escola em parceria com as Unidades Básicas de Saúde; Desenvolvimento de Projetos de Conscientização; encaminhamento dos casos para a Secretaria Municipal de Educação, o Ministério Público; o Conselho Tutelar, e aos Serviço de Psicologia, Social e Orientação Escolar e Visita domiciliar e Campanhas de conscientização. Os resultados encontrados indicaram a relevância da pesquisa e o papel dos professores entre as crianças, a rede de proteção e a família. Mas a escola sozinha não dá conta dessa problemática.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dra. Adailde Miranda da Silva Carvalho
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3897
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Baia, C. P.pdfArquivo principal1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.