Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4127
Título: | Inteligência emocional como tema de produção científica registrado no repositório da UNIR |
Autor(es): | Oliveira, Deani Alves |
Palavras-chave: | Inteligência Emocional Educação Emocional Formação docente |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | OLIVEIRA, Deani Alves. Inteligência emocional como tema de produção científica registrado no repositório da UNIR. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento das produções científicas que tratavam sobre inteligência emocional e estavam disponíveis no repositório da Universidade Federal de Rondônia (Unir). É notório que as emoções afetam a vida das pessoas a todo instante, tendo em vista que, as situações vividas no cotidiano são permeadas de emoções. Dessa forma, a presente pesquisa enfatiza a importância de se debater sobre essa temática na educação, pois a escola é um ambiente que tem condições de ser um local privilegiado para a educação emocional. Também defendemos a ideia de que o indivíduo com uma inteligência emocional bem desenvolvida terá um melhor desenvolvimento intelectual e social. A fundamentação teórica é pautada em Goleman (1995), Almeida (2016), Salovey e Sluyter (1999), Santos (2018), Wedderhoff (2007), Martins, Scoralicklempke (2020) e Catarreira (2015). A metodologia aplicada para a realização da pesquisa foi a pesquisa bibliográfica, de caráter quantitativo e qualitativo, que envolveu um levantamento sobre a produção científica no repositório da UNIR relacionado aos descritores emoção/emoções, emocional, inteligência emocional e inteligência/inteligências. O levantamento incluiu todos os campos do conhecimento para identificar se essa temática também é de interesse dos acadêmicos dos demais cursos ofertados pela UNIR. Após a identificação dos trabalhos em todos os campos de conhecimento, foram selecionados os da área da educação para uma análise mais profunda, buscando identificar o modo como a educação emocional foi discutida em cada uma das produções acadêmicas. Por meio deste estudo foi possível identificar a ocorrência de 12 trabalhos envolvendo o termo emoção/emoções, 23 associados ao termo emocional, 5 relacionados ao termo inteligência emocional e 14 ao termo inteligência/inteligências. Embora essa temática seja de extrema relevância para a educação, percebe-se que ainda há uma carência de estudos sobre o assunto. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profª Drª Naiara dos Santos Nienow. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4127 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Deani_Alves_Oliveira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 451,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.