Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4133
Título: Formação continuada: a busca pela capacitação profissional
Autor(es): Scardua, Goreth da Silva
Palavras-chave: Formação Continuada
Formação Permanente
Educador
Qualificação
Conscientização
Capacitação
Data do documento: 2018
Citação: SCARDUA, Goreth da Silva. Formação continuada: a busca pela capacitação profissional. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2018.
Resumo: Esse estudo sobre a Formação Continuada: a busca pela capacitação profissional permanente tendo como suporte teórico (BARRETO, 1991), (BRASIL, 1999), (COPPLE, 1991), (FERREIRO, 1990), (FIORENTINI, MIORIM, 1990), (FREIRE, 1996), (GARCIA, 1999), (GATTI, 1997), (LIBÂNEO, 2004), (NÓVOA, 1991), (PERRENOUD, 1999), (SAYÃO, 2000), contribu indo assim, para que a pesquisa realizada obtivesse solidez PONTO. e com os objetivos gerais de reunir dados sobre a oferta de formação continuada junto aos órgãos competentes da educação nacional e municipal, bem como identificar como a política de formação continuada que vem sendo desenvolvida e aplicada pela instituição de ensino, universa da pesquisa, repercute na prática pedagógica e sobre a importância do profissional da educação em se especializar. O objetivo específico desse estudo foi esquematizar de que forma que a Secretaria Municipal de Educação – SEMED oferta propostas em relação à continuidade de capacitação dos professores ao se deparar com a realidade escolar e também verificar se as propostas de formação continuada ofertada nos cursos respondem às necessidades d os docentes na escola municipal. Esse profissional precisa ser consciente das suas limitações e de suas dificuldades, que como pudemos ver nessa pesquisa, é auxiliada e instruída através de incentivos disponibilizados gratuitamente pela SEMED, de forma que contribui para o crescimento e melhor qualidade profissional dos professores. Através de entrevistas e questionários, obtivemos informações importantes que vem embasar nosso estudo de forma que conseguimos detectar a necessidade real do aluno em aprender de forma cada vez mais pratica e simples, bem como o profissional pode também adquirir mais conhecimentos através de buscas individuais e coletivas através da escola para a sua melhor capacitação profissional. Pudemos verificar as dificuldades desses profissionais e o andamento do calendário disponível pela Secretaria da Educação para o auxilio dos professores no decorrer do ano de acordo com as necessidades dos mesmos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado á Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais - DCHS, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profª Me. Irmgard Margarida Theobald.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4133
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Goreth_Scardua.pdfTrabalho de Conclusão de Curso846,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.