Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBasto, Sérgio de Souza-
dc.date.accessioned2023-05-15T14:18:56Z-
dc.date.available2023-05-15T14:18:56Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBASTO, Sérgio de Souza. Sequência didática das aplicações das leis de Newton para Educação do Campo. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4230-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como parte dos quesitos necessários para obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob orientação da Profª. Dra. Eliane Silva Leite.pt_BR
dc.description.abstractA educação do campo proporciona experiências únicas e com significados diferentes. Deve servir de instrumento para transformação social e compreensão do educando sobre o mundo e sua vivência. Sendo assim, o componente curricular de Física é de suma importância já que muitos acontecimentos no campo, ou no meio rural, têm explicações físicas e estão presentes no cotidiano do educando. Nesse contexto, o objetivo da presente dissertação foi a elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre as Leis de Newton, para a educação do campo, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel. O produto educacional foi desenvolvido na forma de sequência didática e aplicado a alunos do nono ano do Ensino Fundamental, da Escola Polo Municipal de Ensino Fundamental Neuza de Oliveira Bravin. A execução do produto educacional envolveu três fases distintas, sendo a primeira para um diagnóstico inicial; a segunda para elaboração e aplicação da sequência didática, por meio da realização dos experimentos com os alunos; e a terceira e última fase para análise final e avaliação com a participação dos alunos. A estruturação da pesquisa em sala de aula buscou subsídios para os educadores interessados em aplicar a metodologia de ensino sobre as Leis de Newton em sala de aula focando a educação do/no campo visando uma aprendizagem significativa dos alunos. O resultado dessa pesquisa gerou frutos, como a disponibilização de um material didático (produto educacional) que poderá ser utilizado por outros professores da educação do campo, tornando assim o ensino de Física mais atrativo e compreensível aos alunos. Notou-se também uma aprendizagem significativa dos alunos após a aplicação do produto, observando diferenças no conhecimento sobre as leis de Newton por meio da avaliação e observações realizadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-05-15T14:18:05Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 3832904 bytes, checksum: ba7042274a2bc8b81eceb0580e74194e (MD5) Produto_Educacional_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 1668601 bytes, checksum: 170d37ae54d1fdecd1751dce48114132 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-05-15T14:18:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 3832904 bytes, checksum: ba7042274a2bc8b81eceb0580e74194e (MD5) Produto_Educacional_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 1668601 bytes, checksum: 170d37ae54d1fdecd1751dce48114132 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-05-15T14:18:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 3832904 bytes, checksum: ba7042274a2bc8b81eceb0580e74194e (MD5) Produto_Educacional_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 1668601 bytes, checksum: 170d37ae54d1fdecd1751dce48114132 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-15T14:18:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 3832904 bytes, checksum: ba7042274a2bc8b81eceb0580e74194e (MD5) Produto_Educacional_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 1668601 bytes, checksum: 170d37ae54d1fdecd1751dce48114132 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectLeis de Newtonpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.titleSequência didática das aplicações das leis de Newton para Educação do Campopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Sergio_de_Souza_Bastos.pdfDissertação3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_Educacional_Sergio_de_Souza_Bastos.pdfProduto1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.