Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4230
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Basto, Sérgio de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T14:18:56Z | - |
dc.date.available | 2023-05-15T14:18:56Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | BASTO, Sérgio de Souza. Sequência didática das aplicações das leis de Newton para Educação do Campo. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4230 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como parte dos quesitos necessários para obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob orientação da Profª. Dra. Eliane Silva Leite. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação do campo proporciona experiências únicas e com significados diferentes. Deve servir de instrumento para transformação social e compreensão do educando sobre o mundo e sua vivência. Sendo assim, o componente curricular de Física é de suma importância já que muitos acontecimentos no campo, ou no meio rural, têm explicações físicas e estão presentes no cotidiano do educando. Nesse contexto, o objetivo da presente dissertação foi a elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre as Leis de Newton, para a educação do campo, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel. O produto educacional foi desenvolvido na forma de sequência didática e aplicado a alunos do nono ano do Ensino Fundamental, da Escola Polo Municipal de Ensino Fundamental Neuza de Oliveira Bravin. A execução do produto educacional envolveu três fases distintas, sendo a primeira para um diagnóstico inicial; a segunda para elaboração e aplicação da sequência didática, por meio da realização dos experimentos com os alunos; e a terceira e última fase para análise final e avaliação com a participação dos alunos. A estruturação da pesquisa em sala de aula buscou subsídios para os educadores interessados em aplicar a metodologia de ensino sobre as Leis de Newton em sala de aula focando a educação do/no campo visando uma aprendizagem significativa dos alunos. O resultado dessa pesquisa gerou frutos, como a disponibilização de um material didático (produto educacional) que poderá ser utilizado por outros professores da educação do campo, tornando assim o ensino de Física mais atrativo e compreensível aos alunos. Notou-se também uma aprendizagem significativa dos alunos após a aplicação do produto, observando diferenças no conhecimento sobre as leis de Newton por meio da avaliação e observações realizadas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-05-15T14:18:05Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 3832904 bytes, checksum: ba7042274a2bc8b81eceb0580e74194e (MD5) Produto_Educacional_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 1668601 bytes, checksum: 170d37ae54d1fdecd1751dce48114132 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-05-15T14:18:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 3832904 bytes, checksum: ba7042274a2bc8b81eceb0580e74194e (MD5) Produto_Educacional_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 1668601 bytes, checksum: 170d37ae54d1fdecd1751dce48114132 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-05-15T14:18:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 3832904 bytes, checksum: ba7042274a2bc8b81eceb0580e74194e (MD5) Produto_Educacional_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 1668601 bytes, checksum: 170d37ae54d1fdecd1751dce48114132 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-15T14:18:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 3832904 bytes, checksum: ba7042274a2bc8b81eceb0580e74194e (MD5) Produto_Educacional_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf: 1668601 bytes, checksum: 170d37ae54d1fdecd1751dce48114132 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Leis de Newton | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.title | Sequência didática das aplicações das leis de Newton para Educação do Campo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf | Dissertação | 3,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Produto_Educacional_Sergio_de_Souza_Bastos.pdf | Produto | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.