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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4234
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vanin, Camila | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-16T20:45:32Z | - |
dc.date.available | 2023-05-16T20:45:32Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | VANIN, C. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): tabela periódica tradicional versus PTABLE. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Rolim de Moura, RO, como parte dos requisitos para obtenção de título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob orientação do Prof. Dr. Humberto Hissashi Takeda. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4234 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Rolim de Moura, RO, como parte dos requisitos para obtenção de título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob orientação do Prof. Dr. Humberto Hissashi Takeda. | pt_BR |
dc.description.abstract | Quando o assunto é Tabela Periódica dos Elementos (TPE) ainda há dificuldades, tanto na forma que é apresentada pelo professor quanto na compreensão do aluno. Partindo da necessidade de buscar novos métodos de ensino que envolva mais ativamente o aluno na sua própria aprendizagem, o presente estudo tem o objetivo de aplicar e avaliar a metodologia de ensino conhecida como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou do inglês Problem Based Learning (PBL) unida ao Ptable, aplicativo da web para o estudo da Tabela Periódica dos Elementos, buscando identificar possíveis benefícios que esta proposta tem a oferecer ao processo de ensino-aprendizagem. A metodologia empregada na aplicação do ABP consistiu na apresentação da Tabela Periódica a 22 alunos participantes do 9° ano B do Ensino Fundamental da escola Nilson Silva, localizada em Rolim de Moura/RO, para que, em grupos, formulem problemas na aprendizagem da tabela periódica e mais tarde, em grupos, apresentarem as possíveis soluções. Para isso, os participantes responderam a dois questionários com perguntas fechadas, um com o objetivo de conhecer o aluno e outro para averiguar como se sentiram após a participação da pesquisa. Além disso, os participantes responderam a dois testes, ambos com perguntas fechadas, com o intuito de comparar a desenvoltura dos participantes em relação a TPE tradicional versus Ptable. Os dados gerados na pesquisa foram tratados de modo estatístico por meio do teste Qui-quadrado (X2 ) seguido do teste de McNemar para análise dos questionários e o teste t de Student para averiguar se houve diferença significativa na comparação entre tabela tradicional e interativa. Observou-se certa adaptação da referida metodologia pela maioria dos vinte e dois participantes. No que se refere a comparação entre os testes tradicional versus Ptable, os participantes apresentaram desempenho relativamente maior no teste realizado com o uso da tabela tradicional. Partindo da premissa de que os participantes utilizaram a ABP em conjunto com a tabela tradicional a fim de resolver problemas, o presente resultado, leva a acreditar que os benefícios da metodologia aplicada, superaram a familiaridade e compreensão dos participantes em relação as tecnologias digitais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Patricia Voigt (patricia.regina@unir.br) on 2023-05-05T20:44:22Z No. of bitstreams: 1 Aprendizagem baseada em problemas (ABP) tabela periódica tradicional versus PTABLE..pdf: 4403191 bytes, checksum: a96565ca6bc92b3fb8ecc72d28f59cbb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Patricia Voigt (patricia.regina@unir.br) on 2023-05-08T18:43:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Aprendizagem baseada em problemas (ABP) tabela periódica tradicional versus PTABLE..pdf: 4403191 bytes, checksum: a96565ca6bc92b3fb8ecc72d28f59cbb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-16T20:45:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aprendizagem baseada em problemas (ABP) tabela periódica tradicional versus PTABLE..pdf: 4403191 bytes, checksum: a96565ca6bc92b3fb8ecc72d28f59cbb (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas; | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química; | pt_BR |
dc.subject | Tabela Periódica dos Elementos. | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem baseada em problemas (ABP): tabela periódica tradicional versus PTABLE. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências da Natureza (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Aprendizagem baseada em problemas (ABP) tabela periódica tradicional versus PTABLE..pdf | 4,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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