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dc.contributor.authorVanin, Camila-
dc.date.accessioned2023-05-16T20:45:32Z-
dc.date.available2023-05-16T20:45:32Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationVANIN, C. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): tabela periódica tradicional versus PTABLE. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Rolim de Moura, RO, como parte dos requisitos para obtenção de título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob orientação do Prof. Dr. Humberto Hissashi Takeda.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4234-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Rolim de Moura, RO, como parte dos requisitos para obtenção de título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob orientação do Prof. Dr. Humberto Hissashi Takeda.pt_BR
dc.description.abstractQuando o assunto é Tabela Periódica dos Elementos (TPE) ainda há dificuldades, tanto na forma que é apresentada pelo professor quanto na compreensão do aluno. Partindo da necessidade de buscar novos métodos de ensino que envolva mais ativamente o aluno na sua própria aprendizagem, o presente estudo tem o objetivo de aplicar e avaliar a metodologia de ensino conhecida como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou do inglês Problem Based Learning (PBL) unida ao Ptable, aplicativo da web para o estudo da Tabela Periódica dos Elementos, buscando identificar possíveis benefícios que esta proposta tem a oferecer ao processo de ensino-aprendizagem. A metodologia empregada na aplicação do ABP consistiu na apresentação da Tabela Periódica a 22 alunos participantes do 9° ano B do Ensino Fundamental da escola Nilson Silva, localizada em Rolim de Moura/RO, para que, em grupos, formulem problemas na aprendizagem da tabela periódica e mais tarde, em grupos, apresentarem as possíveis soluções. Para isso, os participantes responderam a dois questionários com perguntas fechadas, um com o objetivo de conhecer o aluno e outro para averiguar como se sentiram após a participação da pesquisa. Além disso, os participantes responderam a dois testes, ambos com perguntas fechadas, com o intuito de comparar a desenvoltura dos participantes em relação a TPE tradicional versus Ptable. Os dados gerados na pesquisa foram tratados de modo estatístico por meio do teste Qui-quadrado (X2 ) seguido do teste de McNemar para análise dos questionários e o teste t de Student para averiguar se houve diferença significativa na comparação entre tabela tradicional e interativa. Observou-se certa adaptação da referida metodologia pela maioria dos vinte e dois participantes. No que se refere a comparação entre os testes tradicional versus Ptable, os participantes apresentaram desempenho relativamente maior no teste realizado com o uso da tabela tradicional. Partindo da premissa de que os participantes utilizaram a ABP em conjunto com a tabela tradicional a fim de resolver problemas, o presente resultado, leva a acreditar que os benefícios da metodologia aplicada, superaram a familiaridade e compreensão dos participantes em relação as tecnologias digitais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Voigt (patricia.regina@unir.br) on 2023-05-05T20:44:22Z No. of bitstreams: 1 Aprendizagem baseada em problemas (ABP) tabela periódica tradicional versus PTABLE..pdf: 4403191 bytes, checksum: a96565ca6bc92b3fb8ecc72d28f59cbb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patricia Voigt (patricia.regina@unir.br) on 2023-05-08T18:43:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Aprendizagem baseada em problemas (ABP) tabela periódica tradicional versus PTABLE..pdf: 4403191 bytes, checksum: a96565ca6bc92b3fb8ecc72d28f59cbb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-16T20:45:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aprendizagem baseada em problemas (ABP) tabela periódica tradicional versus PTABLE..pdf: 4403191 bytes, checksum: a96565ca6bc92b3fb8ecc72d28f59cbb (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemas;pt_BR
dc.subjectEnsino de Química;pt_BR
dc.subjectTabela Periódica dos Elementos.pt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em problemas (ABP): tabela periódica tradicional versus PTABLE.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências da Natureza (Dissertações)

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