Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4286
Título: Avaliação da aprendizagem no ensino superior: uma análise com docentes de pedagogia em Porto Velho/RO
Autor(es): Brito, Claudenice Ambrosio Lima de
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Docência no ensino superior
Pedagogia
Data do documento: 2023
Citação: BRITO, Claudenice Ambrosio Lima de. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: uma análise com docentes de pedagogia em Porto Velho/RO. 2023. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: À Educação formal cabe, historicamente, desenvolver processos formativos voltados a aprendizagem dos conteúdos acumulados pela humanidade aos cidadãos e cidadãs que irão atuar na sociedade. Nesse contexto, cabe aos profissionais da Educação, e aos professores formadores de professores, compreender os significados do ato de avaliar os estudantes. Para tanto, ainda no Ensino Superior, deve-se evidenciar o real sentido da avaliação da aprendizagem, especialmente, nos Cursos de Pedagogia, pelos quais construímos a formação dos docentes que atuarão na Educação Básica. Não obstante a já sabida complexidade em compreender a avaliação da aprendizagem na escola e na universidade, diferentes desafios emergiram da pandemia global de COVID-19, a partir do ano de 2020, entre os quais está a ação de avaliar em contextos educacionais marcados pela adoção do chamado Ensino Remoto Emergencial (ERE). Considerando este contexto, o objetivo da presente pesquisa é analisar as percepções de professores que atuam nos cursos de Pedagogia ofertados na cidade de Porto Velho/RO quanto às abordagens avaliativas adotadas em suas práticas pedagógicas – anteriores, durante e após a pandemia – em relação com seus próprios processos formativos. Tratouse de uma pesquisa de abordagem dialética, do tipo exploratória, mediante a aplicação de um questionário misto a todos os professores dos cursos de Pedagogia de Porto Velho que aceitaram participar do estudo e responderam o instrumento. Como referencial teórico-base, adotamos a Teoria Histórico-Cultural, para a qual os processos de avaliação da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo devem ser prospectivos, atentando, especialmente, ao o que o sujeito aprendente ainda não consegue realizar sozinho, mas com ajuda (em colaboração, com alguém mais experiente), para, no futuro, realizar com autonomia. Para a investigação do fenômeno em sua essência, foi definida a unidade de análise “Relação entre a formação e a prática avaliativa do professor de Pedagogia em Porto Velho/RO”, dividida em dois eixos analíticos: 1. Contexto da formação para avaliação da aprendizagem por professores de Pedagogia de Porto Velho/RO e 2. A prática avaliativa dos professores de Pedagogia de Porto Velho/RO. O primeiro eixo foi apoiado pelas abstrações auxiliares ‘Formação inicial’ e ‘Formação continuada’. O segundo pelas abstrações ‘Percepções sobre a avaliação da aprendizagem’, ‘Relações teórico-práticas implicadas na avaliação da aprendizagem’ e ‘Práticas avaliativas no curso de Pedagogia’. Os principais achados da pesquisa indicam: entre os 23 docentes participantes da pesquisa, treze (57%) afirmaram ter recebido uma formação inicial teórico-prática adequada, seis (26%) disseram não ter recebido essa formação e quatro (17%) afirmaram ter recebido parcialmente; sete (30%) possuem pós-graduação Lato sensu em nível de especialização, seis (26%) adquiriram titulação de pós-graduação Stricto sensu em nível de mestrado e dez (44%) alcançaram mestrado e doutorado; suas percepções, sobre a importância da avaliação na verificação do alcance dos objetivos e na orientação das práticas de ensino, no geral, os docentes apresentaram concepções sintonizadas com o que há de mais recente preconizado por estudiosos da área da avaliação, com destaque para os referenciais teóricos apontadas pelos professores com formação de mestrado e doutorado; as principais dificuldades e desafios na avaliação durante a pandemia, por meio do ERE, destaca-se, a falta de experiência dos docentes para trabalharem nessa modalidade, a ausência de contato físico com os estudantes e a necessidade de incorporação de tecnologias imposta também para a avaliação, levando os professores a um esforço adicional para adquirir novos conhecimentos e suas práticas adaptadas. Conclui-se que os docentes possuem uma compreensão precisa sobre a importância da avaliação da aprendizagem e sua relação com o processo educativo, em consonância com o que apregoavam nossos educadores especialistas em Educação. Como trabalho futuro, é necessário averiguar métodos avaliativos na prática nos cursos de Pedagogia em relação com as respostas sobre as concepções dos professores.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4286
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.