Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/430
Título: Impactos socioeconômicos provenientes da aplicação dos recursos do FNO na região Amazônica de 2007 a 2012
Autor(es): Sanches, Lana Tácila
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Banco da Amazônia
Região Norte
Desenvolvimento
Data do documento: 2014
Citação: SANCHES, Lana Tácila. Impactos socioeconômicos provenientes da aplicação dos recursos do FNO na região Amazônica de 2007 a 2012. 2014. 29 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: Para beneficiar e estimular o desenvolvimento econômico e social na região norte do Brasil, o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) foi instituído pelo governo federal, que por meio de seus programas de financiamento, administrado pelo Banco da Amazônia S.A., vem contribuindo para geração de oportunidades de trabalho, redução da pobreza e do êxodo rural, fortalecendo a economia familiar, colaborando com o crescimento das micro e pequenas empresas, aumento do PIB regional e a arrecadação de impostos. O artigo aponta impactos sociais e econômicos de 2007 a 2012 que foram provenientes da aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte, criado especificamente para reduzir as desigualdades da região norte por meio de programas de financiamentos. A pesquisa foi realizada por meio da análise nos relatórios de gestão do Banco da Amazônia S.A., do qual observou-se que o FNO destinou 1,1 bilhão de reais para o desenvolvimento dessa região em 2007, e em 2012 destinou 4,2 bilhões em recursos. Isso demonstra claramente que houve uma melhora considerável no emprego, salário, além de um aumento no PIB, VBP e tributos da região, deixando claro que a economia evoluiu no decorrer dos anos. Assim, é possível afirmar que houve uma melhora expressiva no período proposto pela pesquisa, tanto na qualidade de vida das famílias quanto na economia, o que vem a evidenciar que o FNO realmente colaborou com o crescimento da região.
Descrição: Artigo- Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis sob orientação da Prof. Dra. Maria Bernadete Junkes.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/430
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO LANA versao final pdf.pdf445,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador