Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4311
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade, Ana Lúcia Pedroso de-
dc.date.accessioned2023-06-12T15:34:20Z-
dc.date.available2023-06-12T15:34:20Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationANDRADE, A. L. P. A utilização de tecnologias digitais no ensino fundamental. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4311-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Célio Vieira Nogueirapt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental podem utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em suas práticas pedagógicas. As TDICs incluem computadores, tablets, smartphones, lousas interativas, softwares educativos, jogos educativos e aplicativos, e podem ser utilizadas em diversas áreas do ensino, desde a alfabetização até o ensino de matérias mais complexas, como Ciências e Matemática. No entanto, é importante ressaltar que a utilização das tecnologias digitais deve ser feita de forma equilibrada, sem substituir completamente as aulas presenciais ou o contato humano entre professor e aluno. É necessário que os professores sejam capacitados para utilizar essas tecnologias de forma adequada, e que as escolas tenham a infraestrutura necessária para suportar seu uso. A metodologia adotada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, cujo embasamento teórico foi obtido a partir da análise de livros e artigos especializados em educação, tendo como foco a relevância do uso de tecnologias em salas de aula do Ensino Fundamental. Em conclusão, a utilização de tecnologias digitais na Educação pode trazer diversos benefícios para a aprendizagem dos estudantes, desde que seja feita de forma equilibrada e planejada. É importante que os professores saibam como utilizar essas ferramentas e que as escolas estejam preparadas para apoiar sua implementação. A adoção das TDICs pode tornar o ensino mais atrativo, dinâmico e eficiente, proporcionando novas possibilidades de aprendizagem aos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-06-06T14:16:02Z No. of bitstreams: 1 Ana_Lucia___TCC_2023.pdf: 710882 bytes, checksum: 0a5bde37a0792487b643167765836c09 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-06-06T18:32:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ana_Lucia___TCC_2023.pdf: 710882 bytes, checksum: 0a5bde37a0792487b643167765836c09 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-06-06T19:27:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ana_Lucia___TCC_2023.pdf: 710882 bytes, checksum: 0a5bde37a0792487b643167765836c09 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-12T15:34:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana_Lucia___TCC_2023.pdf: 710882 bytes, checksum: 0a5bde37a0792487b643167765836c09 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA utilização de tecnologias digitais no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Lucia___TCC_2023.pdfArquivo final694,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.