Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4314
Title: Aprendizagem matemática apoiada em jogos
Authors: Arrigo, Neny Anne
Keywords: Alfabetização
Alunos
Jogos
Issue Date: 2023
Citation: ARRIGO, N. A. Aprendizagem matemática apoiada em jogos. 31f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo geral investigar jogos como ferramenta de apoio ao ensino de matemática. O trabalho investigou a importância de valorizar as metodologias de caráter lúdico como meio de favorecer o ensino-aprendizagem de alunos em sala de aula. A matemática como componente curricular é de suma importância, principalmente nos primeiros anos de sua alfabetização e o uso de jogos nessa fase fará com que seu desenvolvimento e raciocínio sejam aguçados e haverá mais interesse nas aulas. Entende-se que, nessa fase, as crianças necessitam de objetos concretos para aumentar seu cognitivo. Vale ressaltar que, quando se utiliza de forma adequada os recursos pedagógicos, há um aumento na aprendizagem e um rendimento melhor dos alunos. É uma pesquisa bibliográfica com produção de dados em campo natural. O locus da pesquisa foi três escolas públicas, localizadas no estado de Rondônia. A produção de dados ocorreu durante o segundo semestre de 2022 e foram analisados utilizando-se alguns conceitos da teoria de Análise de Conteúdo, de Bardin (2011).
Description: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Julio Robson Azevedo Gambarra
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4314
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NENY_TCC_VERSAO_ENTREGUE.pdfArquivo Final250,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.