Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4398
Título: História ambiental de Seringueiras no Vale do Guaporé Rondônia: territorialidades e o ensino de ciências da natureza.
Autor(es): Batista, Josiane Araújo Oliveira
Palavras-chave: Ensino de ciências;
História ambiental;
Territorialidade.
Data do documento: Abr-2023
Citação: BATISTA, J. A. O. História ambiental de Seringueiras no Vale do Guaporé Rondônia: territorialidades e o ensino de ciências da natureza. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Rolim de Moura, para a obtenção do título de mestre em Ensino de Ciências da Natureza sob a orientação da Profa. Dra. Adriane Pesovento.
Resumo: Esta pesquisa se propôs a estudar a espacialidade que abrange o município de Seringueiras-Rondônia, situado no Vale do Guaporé. Assim, o estudo considerou 3 conceitos fundamentais: História Ambiental, Territorialidades e o Ensino de Ciências da Natureza. O objetivo da pesquisa foi analisar a História Ambiental, elementos da constituição das territorialidades e o ensino de Ciências da natureza nessa região. A questão que direcionou esse estudo foi a seguinte: A forma como o Ensino de Ciências é abordado nas escolas estaduais colabora/propulsiona a aprendizagem sobre as dinâmicas de territorialização considerando a temática do Meio ambiente? O estudo baseou-se nas seguintes etapas: Pesquisa de cunho documental sobre a História Ambiental à luz da interdisciplinaridade e transversalidade e Educação Ambiental, buscando identificar as relações desse campo historiográfico com a região estudada. As observações acerca desses campos foram ancoradas nos seguintes autores: Leef (2010), Santos (2001), Kitamura (2017), Pádua (2012), Drummond (1991). Para responder a questão central desta pesquisa foi realizada uma análise detalhada dos documentos oficiais, Projetos Políticos Pedagógicos-PPPS, de duas escolas estaduais situadas no município de Seringueiras-Rondônia, entrevista com um professor de cada escola que ministram aulas nas disciplinas de Ciências e Biologia e a análise do documentário Nas Cinzas da Floresta para compreender a formação socioespacial da região do Vale do Guaporé-Rondônia. Além das entrevistas com os referidos professores foram entrevistados também, 8 participantes migrantes e agricultores que chegaram a essa região entre as décadas de 1970 e 1980. Todas as entrevistas ocorreram por meio questionário e roteiro semiestruturado. As informações obtidas por meio da pesquisa revelam que a temática ambiental precisa ser abordada de forma mais profunda nas escolas estudadas, uma vez que observa-se que as práticas teórico-metodológicas aplicadas, atualmente, são insuficientes para desenvolver nos estudantes o conhecimento da realidade ambiental que os cercam, pois a História Ambiental dessa espacialidade é marcada por intensos processos de transformação do Meio ambiente, portanto a Educação Ambiental é uma necessidade premente nesses espaços escolares.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Rolim de Moura, para a obtenção do título de mestre em Ensino de Ciências da Natureza sob a orientação da Profa. Dra. Adriane Pesovento.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4398
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências da Natureza (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.