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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4401
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Maria Creuza de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-11T13:28:50Z | - |
dc.date.available | 2023-07-11T13:28:50Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Maria Creuza de. Política de criação e funcionamento de escolas rurais de Ji-Paraná, Rondônia (1970 a 2002). 2023. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4401 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa realizada a partir da linha de Políticas e Gestão Educacional, traz como objetivo primário historiar processos de implantação e funcionamento de escolas rurais e atuação docente entre os anos de 1970 e 2002 no município de Ji-Paraná, região amazônica de Rondônia. O recorte temporal inicial justifica-se, pois, durante este percurso, houve o terceiro fluxo migratório, consequentemente, a necessidade de constituição de escolas rurais. O período final é 2002, relacionado a diversas mudanças na legislação educacional brasileira que ocorreram nessa época e que corroboraram para transformações sociais e políticas no município de Ji-Paraná. Os objetivos específicos são: i) pesquisar como foi o processo de implantação de escolas rurais pertencentes ao município de Ji-Paraná; ii) pesquisar sobre o funcionamento e a infraestrutura de escolas rurais de Ji-Paraná; iii) compreender e analisar o estatuto socioprofissional ou a profissionalização do magistério rural de escolas que competem ao município de Ji-Paraná e iv) pesquisar as condições de trabalho de professoras e professores do magistério rural. As indagações que balizam a investigação são: quais são as particularidades sobre os processos de implementação, funcionamento e infraestrutura de escolas rurais jiparanaenses? Qual é o estatuto socioprofissional ou profissionalização do magistério rural de escolas de Ji-Paraná? Quais são as atribuições de professoras e professores em contextos rurais na região amazônica de Ji-Paraná? A abordagem metodológica é qualitativa. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica, documental e de entrevistas semiestruturadas. Na pesquisa documental, utilizou-se leis, mapas, fotografias, contrato de trabalho profissional, certificado de curso de capacitação docente e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As entrevistas semiestruturadas contaram com quatro distintos grupos de colaboradores, sendo dez professores, dois coordenadores, um gestor e cinco ex-alunos, totalizando 18 entrevistados, todos na condição de integrantes ou ex-integrantes de escolas rurais municipais. Das nove escolas rurais de Ji-Paraná, três foram selecionadas porque mantiveram a estrutura de atendimento no modelo de multisseriação, desde que começaram suas atividades educacionais. O processo de recolha de entrevistas foi presencial, mesmo diante da pandemia causada pela infecção respiratória aguda do coronavírus (COVID-19) (Sars-COV-2). Adotou-se as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), com a utilização de máscaras, luvas e álcool em gel, além das medidas de distanciamento social para não oferecer riscos de transmissão da COVID-19 aos colaboradores. Os dados de campo recolhidos foram sistematizados e categorizados a partir do uso do software de análise qualitativa Maxqda versão 2022. | pt_BR |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Escola rural | pt_BR |
dc.subject | Magistério rural | pt_BR |
dc.title | Política de criação e funcionamento de escolas rurais de Ji-Paraná, Rondônia (1970 a 2002) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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