Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4409
Título: A educação ambiental em escolas públicas estaduais de Cacoal: intervenções educativas e sócio-políticas com educadores ambientais
Autor(es): Moreira, Aparecida Margarida
Palavras-chave: Educação ambiental crítica
Práticas educativas ambientais
Intervenções sócio-políticas
Data do documento: 2023
Citação: MOREIRA, Aparecida Margarida. A educação ambiental em escolas públicas estaduais de Cacoal: intervenções educativas e sócio-políticas com educadores ambientais. 2023. 129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar as práticas de formação crítico reflexiva na Educação Ambiental em escolas públicas com professores e estudantes num processo colaborativo com educadores ambientais da cidade de Cacoal. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa que busca analisar como se concebem as práticas de ensino formais e não formais relacionadas à Educação Ambiental em escolas públicas do município de Cacoal e junto a associações e cooperativas de naturezas afins. O enfoque metodológico ocorreu por meio do materialismo histórico dialético na abordagem da Educação Ambiental crítica no âmbito da cidade de Cacoal/RO. Optou-se por três escolas estaduais em Cacoal-RO, a saber: “Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Aurora do Nascimento”, a “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade” e a "Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Gomes”. Foram analisados os projetos pedagógicos dessas Escolas, realização de entrevistas semiestruturadas com os professores, coordenadores pedagógicos e educadores ambientais. As ações estão relacionadas ao conhecimento de suas experiências e vivências por intermédio de palestras e visitas às escolas envolvidas, quer por ações cotidianas, como é o caso de membros de Cooperativas. As conclusões apontam que os diversos profissionais que trabalham com a Educação Ambiental nas escolas relacionadas à temática e aos conteúdos no desenvolvimento de projetos e de ações de cunho social com a finalidade de conscientizar e sensibilizar os estudantes a respeito do uso racional dos recursos naturais. A Educação ambiental pode contemplar ações educativas ambientais com o foco da conscientização a respeito dos problemas locais para uma inserção da sustentabilidade promovendo o compartilhamento de conhecimento e experiências no desenvolvimento da aprendizagem da Educação Ambiental com os estudantes do Ensino Fundamental.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4409
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_APARECIDA_MOREIRA.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.