Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4416
Título: Formação docente, gênero e sexualidade: o silêncio nos projetos pedagógicos, ementas e planos de curso de licenciaturas em educação física nas instituições presenciais de Porto Velho-RO
Autor(es): Vieira, Márcia Gonçalves
Palavras-chave: Estudos culturais
Formação docente
Gênero
Data do documento: 2023
Citação: VIEIRA, Márcia Gonçalves. Formação docente, gênero e sexualidade: o silêncio nos projetos pedagógicos, ementas e planos de curso de licenciaturas em educação física nas instituições presenciais de Porto Velho-RO. 2023. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu MestradoEducação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esta dissertação se constitui por meio dos Estudos Culturais, caracterizada como exploratória e documental de cunho metodológico bibliográfico descritivo e documental, por meio de estudos de autoras/es que trazem respaldo para discussões sobre questões de gênero e sexualidade na formação de professoras/es, e análise dos Projetos Pedagógicos, Ementas e Planos de curso de licenciatura em Educação Física ofertados pelas Instituições de Ensino Superior no município de Porto Velho, Rondônia, sendo elas a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Faculdade Metropolitana (FIMCA). Para isso, fiz um recorte temporal entre 2021 e 2022, orientada pela seguinte questão: de que modo a formação de professoras/es em Educação Física pelas instituições de ensino superior no modo presencial em Porto Velho, abordam questões de gênero e sexualidade? Com o objetivo geral de analisar de que modo as Instituições de Ensino Superior no modo presencial em Porto Velho, capital do estado de Rondônia, aborda questões de gênero e sexualidade nos Projetos pedagógicos, Ementas e Planos de curso durante a formação docente em Educação Física. Sendo assim, tracei três objetivos específicos no sentido de apresentar discussões acerca dos Estudos Culturais, das pedagogias e dos caminhos percorridos pela Educação Física no Brasil; discutir formação de professoras/es para a diversidade de gênero e sexualidade; e contextualizar a formação docente por meio das análises dos Projetos pedagógicos, Ementas e Planos de curso nas licenciaturas em Educação Física da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Faculdade Metropolitana (FIMCA) acerca dos silêncios observados nos documentos citados. Em que, ao concluir esse estudo, mesmo percebendo avanços em pesquisas sobre as temáticas a nível nacional, não foi encontrada abordagens específicas nas disciplinas obrigatórias, embora tenha encontrado uma optativa na UNIR, demonstrando que ainda não é acolhida a relevância de debater questões reflexivas durante o processo da formação docente, de modo que essas/es profissionais após ao final dos cursos se sintam seguras/os para abordar e trabalhar com suas/seus alunas/os na Educação Física escolar.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4416
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_MARCIA_GONCALVES_VIEIRA.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.